A Segunda Vinda de Cristo

É também algo da maior importância que o servo de Cristo examine as Escrituras que falam da segunda vinda do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo sempre teve esta bendita esperança diante de si; e posso até dizer que sem isto o evangelho não está completo. O efeito da pregação de Paulo era de converter os homens a Deus para esperar a Seu Filho vindo do céu. Não há dúvida de que esta bendita esperança traz uma reviravolta e acrescenta novas cores a cada pensamento em seu coração. Como acontece com muitos que descobrem que o ensino dos Milleritas* é muito carnal e terreno, fui levado a examinar as Escrituras livre de toda a literatura e opiniões dos homens; e fiquei fortemente abalado pelo fato de que a verdade, como me era revelada na Palavra, era exatamente a mesma que estava sendo revelada a muitos outros em diferentes partes do mundo, os quais, naquela época, nem se conheciam. Pois foi extraordinário como em muitos lugares, e pelos mais variados meios, os cristãos foram guiados à mesma bendita expectativa da vinda do Senhor Jesus para levar a Sua Igreja antes das tribulações que virão sobre esta terra.

[Nota: *os seguidores de William Miller (1782-1849) eram conhecidos como Milleritas , dos quais se originou o Adventismo do Sétimo Dia.]

Em certo lugar que visitei, um garotinho de oito anos de idade havia lido um versículo das Escrituras que falava dos mortos em Cristo; que iriam ressuscitar primeiro quando Jesus viesse. A criança não era capaz de encontrar outra vez o versículo e pediu a seus pais que o procurassem. Eles nada sabiam acerca de tal ideia, mas examinaram as Escrituras até que, não apenas encontraram 1 Tessalonicenses 4:14-18, como também ficaram muito interessados e, logo, bem informados sobre o assunto da segunda vinda de Cristo. E muitos outros foram escutar e abraçaram a bendita esperança. Creio que milhares foram assim ensinados pelo Espírito na Palavra; e então, quando acabaram entrando em contato uns com os outros, descobriram que tinham exatamente a mesma compreensão. E, acima de tudo, essas não eram meras especulações, mas tratava-se da Pessoa e da vinda do próprio Senhor como o objeto de uma esperança próxima. Onde a verdade da vinda do Senhor foi recebida diretamente das Escrituras, teve, invariavelmente, um efeito de separação. Era, como muitos diziam, uma segunda conversão.

Devo acrescentar que atualmente é da mais extrema importância examinar as Escrituras, e não meramente ler livros, já que muitos não passam de devaneios da mente humana. Eu poderia muito bem especificar a que livros me refiro, porém prefiro aconselhar: examinem as Escrituras. Os folhetos que escrevi sobre este bendito assunto estão exatamente como os escrevi há anos — eles são simplesmente o resultado da leitura da Palavra. Se algum leitor desejasse ter uma simples referência das passagens sobre o assunto da vinda do Senhor, poderia achar o livreto "Diagram Tract" útil para este propósito; todavia rogo a cada um que examine as Escrituras no temor do Senhor.