CAPÍTULO 12
A Experiência de Uma Vida
Com aquilo que provém da experiência de toda uma vida, procurarei agora dar alguma ajuda àqueles que desejam ser servos de Cristo, e falar mais acerca de como Deus abriu as Escrituras da verdade à minha alma.
Já contei como fui levado a estudar a epístola aos Romanos. Não se tratou de um trabalho de alguns meses, mas de uma vida — sempre descobrindo o quão pouco eu conhecia daquela maravilhosa epístola que apresenta as verdades que são um verdadeiro fundamento. A pedido de um companheiro na obra, o resultado daquelas meditações foi posteriormente publicado. Nada menos do que a revelação da justiça de Deus em justificar o pecador pode dar sustento à alma, seja quando está passando pelo temporal da tentação, do mundo, da carne ou do diabo; ou quando está fielmente pregando o evangelho a outros. Gostaria de insistir enfaticamente, a todos os jovens pregadores do evangelho, para que estudem Romanos em oração, como o alicerce e a revelação da justiça de Deus.
Não há dúvida de que é de grande bênção pregar o amor de Deus, porém você descobrirá que isto só não irá manter sua própria alma em paz, e nem dar provas de serem duradouras as boas novas aos seus convertidos. O amor de uma mãe é muito precioso; mas se uma filha caiu em pecado e em desgraça precisou fugir de casa, quando estiver caminhando nas ruas de uma cidade distante, na desventura do pecado, acaso que a lembrança das lágrimas e do inabalável amor daquela mãe irão fazer a filha feliz? De modo nenhum. Porém, se alguém puder dirigir-se àquela criatura caída e dizer-lhe que o amor de sua mãe encontrou uma maneira de restaurá-la ao lar e às afeições dela, com todo o seu pecado e a sua vergonha para sempre dissipados, para nunca mais serem lembrados — estas sim serão as boas novas para aquele coração partido. Oh, fale primeiro de como o Pastor morreu pelas ovelhas; então diga como o Espírito Santo veio buscar e achar o perdido; então diga como o Pai tem Seu próprio gozo em receber o pródigo perdido. Sim, se Deus amou este mundo de tal maneira, foi para dar Seu filho para ser levantado na cruz.
Mantenha sempre em mente Deus revelado em Cristo. Não se tratou do homem reconciliando a si próprio com Deus, mas de Deus reconciliando Consigo o mundo. O evangelho é o que Deus é e o que Ele fez enviando Seu Filho para morrer por nós e ressuscitar. Como a filha distante de sua mãe, na desventura do pecado, assim nós também estávamos distantes — Oh! E quão distantes de Deus! — em indizível desventura do pecado. E quanto fez Deus para nos redimir para Si próprio! Sim! Cantem, oh céus, pois o Senhor fez isto!