A Liberdade do Espírito

E o que vem então? Será que isso tudo me leva a andar em pecado, ou na carne? Não! Mas a andar no Espírito. Assim é que "a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rm 8:2). Se eu quiser andar na carne, e nessa condição buscar guardar os mandamentos, estarei sujeito a cair na mais profunda impiedade transgredindo-os; pois acabarei descobrindo que a lei do pecado em meus membros é demais para mim. Mas se desisto de tudo o que sou, reconhecendo-o como algo ruim, perdido e incapaz de melhorar, a nova lei do Espírito de vida ocupa completamente o lugar do eu . Então, oh quão bendito é, passo a desfrutar da atuante liberdade do Espírito de vida.

Às vezes esta libertação é compreendida na conversão, mas raramente isso acontece quando Deus nos chama na infância. Em tempos de fraqueza e tentação aprendemos a considerar os outros superiores a nós mesmos (Fp 2:3). E, oh, o quanto aprendemos das riquezas de Sua graça! Mas é quando conhecemos como somos conhecidos que passamos a aprender a dizer na sua totalidade: "Digno és, oh Cordeiro de Deus". É aí que também aprendemos o quanto necessitamos do Todo-suficiente sacerdócio de Cristo, para nos ajudar sempre que precisamos, e de Sua intercessão como Advogado, para nos restaurar quando falhamos. Passaremos por uma triste experiência se negligenciarmos a leitura da Palavra. Precisamos do lavar contínuo, não mais do sangue de Jesus, mas do lavar da Palavra. A marca característica de uma alma que não está em trevas, mas andando na luz, é que "o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado". (1 Jo 1:7) Sem esta luz para a alma, não há poder para um andar santo.

Portanto, para um andar assim, deve haver completa dependência no Espírito Santo. E não pode haver menos do que isso para se pregar a Palavra a outros. Por estar ativamente envolvido em negócios, com frequência tinha que ir pregar após haver passado por um dia difícil de trabalho, em viagens comerciais ou nas responsabilidades e dificuldades da fábrica, dispondo de apenas um pouco de tempo para buscar o Senhor em oração, às vezes sem saber, até o último momento, qual passagem das Escrituras iria usar. Ainda assim posso dizer, para o encorajamento de outros, que aqueles foram com frequência meus dias mais felizes no refrigério da alma e na percepção da presença do Espírito Santo, sem o que toda pregação é totalmente em vão. Posso dizer o mesmo que disse alguém que agora já partiu para seu descanso: "A melhor maneira é nunca permitir-se o pensamento de que você vai pregar acerca de determinada passagem das Escrituras. Estude as Escrituras para as necessidades e o proveito de sua própria alma, mas sem qualquer compromisso de estar se preparando para pregar. Então, fale daquela ou de qualquer outra passagem, conforme o Espírito o dirigir" .