Quando cessaram esses dons?

Esses dons cessaram quando o cristianismo chegou a ser estabelecido. Não são mencionados nem uma só vez naquelas epístolas que Paulo escreveu da prisão. Tiveram a ver com o princípio da cristandade. O apóstolo, em sua carta aos Hebreus, se refere a uma salvação grande, a qual, “... começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hebreus 2:3-4).

Esses dons milagrosos haviam cessado em grande parte mesmo nos tempos dos apóstolos. O fiel Epafrodito “...esteve doente, e quase à morte”, e não foi curado milagrosamente (Filipenses 2:26-30). Timóteo não gozava de uma boa saúde e se lhe exortou que usasse vinho como remédio. Não foi curado milagrosamente (1 Timóteo 5:23). Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4:20). Paulo mesmo não foi curado do seu problema de saúde mesmo quando orou três vezes para que lhe fosse tirada a enfermidade. Foi um vaso mais útil no serviço do Senhor com a doença do que teria sido sem ela (2 Cor. 12:8-10). Paulo falou em línguas (idiomas) mais que todos eles, mas diz: “...antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida” (1 Cor. 14:19).

Alguns se esforçaram para provar, através de 1 Cor. 14:2 e 18, que Paulo orou em línguas em particular. Mas as passagens não provam tal coisa. Todo o capítulo se refere ao que fazer-se em público (na assembleia). Mostra que se alguém fala em línguas, ninguém tira proveito disso. Por outro lado, o que profetiza (cap. 14:3), ministra edificação, exortação ou consolação a outros.

A declaração de Paulo no versículo 18 só quer dizer que lhes falaria unicamente no idioma que eles entendiam, mesmo que pudesse falar-lhes em vários idiomas. A razão que dá é “para instruir também os outros” (v. 19). O esforço para provar que Paulo orou em línguas de forma particular tende a falsear o inteiro propósito deste capítulo.