O MILÊNIO
Enquanto a restituição de todas as coisas acontece, introduzindo o dia milenial, a índole das criaturas será altera da. O leão comerá palha como o boi, a criança brincará com a serpente (Isaías 11:1-9; 65:17-25). O Espírito será também derramado. A terra será repartida de modo que cada tribo terá sua herança com saída para o Mar Mediterrâneo; algumas chegarão até o Rio Eufrates e o oriente (Ezequiel 48). Havendo cessado a maldição, a vegetação florescerá (Amós 9:13). Satanás e todos os seus exércitos serão presos por mil anos (Isaías 24:21,23). Repouso, paz e prosperidade encherão esse tranqüilo reino, se estendendo até que o conhecimento do Senhor cubra toda a terra como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9).
No fim do período milenial de descanso e esplendor, Satanás será solto para uma última prova do homem. Miríades que estiveram aceitando as bênçãos dessa era de bondade, mas que nunca tiveram uma aceitação pessoal de Jeová como Rei e Salvador, seguirão a Satanás quando este enganar todo sos que não são sinceros em seus corações e os levar a atacar a cidade amada. Logo o fogo vindo do céu acabará com esses, enquanto Satanás é lançado no lago de fogo para sempre (Apocalipse 20:7-10).
Chegará então o tempo para o terceiro estabelecimento do trono. O primeiro foi para recompensar os santos celestiais e lhes dar vestidos puros e brilhantes (2 Coríntios 5:10; Apocalipse 19:8), o segundo foi para estabelecer o reino na terra por mil anos (Mateus 25:31), e este será para julgar os mortos (Apocalipse 20:11). Que solene tribunal será aquele. Nenhuma oportunidade para apelação, mas tão somente a sentença para ser proferida, e isso dos lábios dAquele que poderia ter sido Salvador deles para livrá-los da eterna condenação. Serão todos lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15).