POLÍTICA

Quando a campanha política começa a se aquecer e o mundo é envolvido com clamores contra ou a favor deste ou daquele candidato, os cristãos que são conscientes de sua chamada celestial podem continuar serenos, sabendo que os homens estão tão somente executando o que Deus já predeterminou por Sua mão e por Seus desígnios.

Apesar de Satanás ser o príncipe deste mundo e estar cegando as mentes daqueles que não crêem em Cristo, Deus continua acima de todas as coisas e Se move por detrás dos cenários para executar Seus conselhos e propósitos. Talvez não seja o que os homens pensem ser o melhor, mas devemos nos lembrar que este mundo, na forma em que se encontra, não está caminhando para um futuro brilhante e sim para uma tribulação tal como nunca se viu antes. Este mundo é culpado de haver expulsado o Filho de Deus, e ainda não se arrependeu do que fez; o justo juízo de Deus paira sobre este mundo, pronto para ser derramado assim que os verdadeiros cristãos forem tirados daqui.

É um erro os verdadeiros cristãos pensarem que, por meio da política, poderão aprimorar este mundo arruinado. Quando o próprio Senhor esteve aqui, Ele não tentou melhorar o sistema do mundo; Ele se recusou a julgar uma causa entre dois irmãos (Lucas 12:14), a remover o iníquo Herodes ou a impedir o perverso Pilatos. Ele deixou este mundo assim como o encontrou, exceto pelo fato de que quando saiu daqui, o mundo havia se tornado culpado por rejeitá-Lo. Será que nos achamos capazes de fazer o que o Senhor não fez? Acaso Deus terá mudado Seus pensamentos com respeito a este mundo? Ele enviou o Seu Filho para testificar dEle, e foi para isto também que o Filho nos enviou a este mundo.

Assim sendo, o cristão que desejasse ajudar na escolha, ou a exercer domínio sobre o poder político estaria agindo de uma maneira completamente diferente do Senhor. Cristo é o Herdeiro deste mundo e somos co-herdeiros com Ele; poderíamos nós, co-herdeiros, desejar um lugar ou posição aqui, antes mesmo do próprio Herdeiro? Não passamos de seguidores daquEle que foi rejeitado, esperando o momento quando Ele nos levará para o Lar. Nossa posição é bem parecida à dos Israelitas que, protegidos pelo sangue do cordeiro no Egito, enquanto este se encontrava sob a divina sentença, esperavam pela ordem de partir. Seria um absurdo os Israelitas se envolverem com a política do Egito, ou buscarem melhorias para aquela terra condenada!

O cristão é exortado a respeitar a todos aqueles que se encontram revestidos de autoridade, e tratá-los como tendo sido estabelecidos pelo próprio Deus, mas ao mesmo tempo devem viver como estrangeiros e peregrinos. O lar do cristão não é aqui; ele está apenas de passagem. Ele se encontra aqui para representar Aquele que está no céu -- para manifestar Cristo e Suas obras, que foram sempre tão plenas de graça e verdade.

Um certo escritor traduziu Filipenses 3:20 da seguinte maneira: "Nossa política está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Quão grande conforto isto nos traz! E que encorajamento! Este sentimento deveria nos libertar de toda a participação, e até mesmo de qualquer ansiedade em qualquer agitação política seja ela onde e quando for. Logo iremos ouvir aquele chamado para partirmos e nos encontrarmos com nosso Senhor nos ares. Que possamos ser achados buscando em Cristo tudo aquilo que precisamos, o Cordeiro que foi morto e que levou todo o juízo em nosso lugar, e por cujo sangue precioso estamos protegidos, enquanto nos encontramos prontos (com sandálias nos pés e cajado na mão), para partir (leia Êxodo 12:8-12).

Se estamos, portanto, aguardando nosso Senhor e Salvador para qualquer momento, podemos agora mesmo deixar que este mundo se ocupe com suas próprias disputas em busca de posição e poder. Para o mundo tudo isso irá durar muito pouco. Por outro lado, quando Cristo vier mais tarde conosco para estabelecer o Seu reino em poder e grande glória, sabemos que irá durar por mil anos.

Paul Wilson