MISSIONÁRIOS

A palavra “ Missionários traz à mente a imagem de cristãos intrépidos viajando para terras distantes para falar a rudes selvagens acerca do amor de Deus. Eles atravessam indescritíveis perigos e enfrentam imensos obstáculos sem que sejam abalados em sua fé em Deus. Um “ missionário” parece ser alguém com uma força espiritual muito maior do que aquela que eu tenho, ou possa esperar possuir. Pelo menos é isto o que eu gostaria de acreditar. Pensamentos como estes ajudam a me desculpar por minha própria falta de interesse em falar a outros do grande amor de meu Salvador. Eu preferiria deixar esta tarefa para aqueles “ maravilhosos missionários” . Minha consciência é aliviada pela ideia de que eles são muito melhores do que eu para pregarem o evangelho. Além disso, os missionários vão aos países distantes para pregar – será que vão?

NOSSA MISSÃO

“ E como pregarão, se não forem enviados?” ( Romanos 10:15). Um missionário é alguém que foi enviado em uma missão. A missão não é dele, tampouco foi ele quem escolheu ir de sua própria vontade; ele é enviado. A missão é do Senhor, e é o próprio Senhor quem envia. Mas a quem Ele envia? Aqueles que desejam ir. Será que tenho o desejo de ser enviado para onde o Senhor desejar? Todo filho de Deus pode ser um missionário, enviado pelo Senhor para executar uma missão. “ De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo” ( 2 Coríntios 5:20). Esta é a nossa missão: falarmos por Cristo, contarmos aos outros o amor de Deus. O importante não é para onde somos enviados, e sim a missão na qual estamos sendo enviados. Não existe um único filho de Deus sobre a face da terra que, embora desejoso de ir, deixe de ser enviado em uma missão. “ Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo” ( 2 Timóteo 4:2). Uma única missão; a missão para cada filho de Deus.

EM CASA

“ Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez” ( Marcos 5:19). Com quantas pessoas eu me encontro a cada dia, as quais não conhecem o amor de Deus? Eu não tenho que viajar para terras distantes para contar aos outros o que o Senhor tem feito por mim. Meu campo missionário pode estar em minha vizinhança, meus amigos, aqueles com quem trabalho, ou meus colegas de estudos. O Senhor pode me enviar a falar a um estranho na rua. Minha missão é contar aos outros quão grandes coisas o Senhor fez por mim.

EM LUGARES DISTANTES

“ Ide por todo o mundo, pregai o evangelho” ( Marcos 16:15). Pode ser que algum dia o Senhor me envie para terras distantes a fim de pregar o evangelho. Não há diferença entre ser um missionário em casa e ser um missionário em terras distantes. É o Senhor quem envia Seu servo. O Senhor também providencia a mensagem : Seu grande amor. Portanto, quer seja aqui ou alí, eu sou enviado. Para onde ou para quem quer que seja, eu tenho a missão de pregar o evangelho.

DE QUEM É A OBRA?

“ Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” ( 1 Coríntios 3:6,7). A obra que eu devo fazer, a missão que devo cumprir, não é minha pois sou apenas um servo. Deus escolhe o obreiro, Deus dá a graça necessária para executar a obra, e Deus dá o crescimento. Portanto onde quer que eu plante ou regue, a obra é do Senhor. Talvez eu não veja fruto deste trabalho, mas isto pertence ao Senhor, não a mim.

AS PEQUENAS COISAS

Talvez eu nunca seja enviado para terras distantes, e talvez nunca seja chamado a servir em alguma grande obra. Ainda assim existirão pequenas missões nas quais eu poderei ser enviado. Talvez a missão que me seja dada “ o que tendes, retende-o até que eu venha” ( Apocalipse 2:25). O Senhor logo vem; vamos conservar o que temos. Talvez eu possa ser enviado para “ levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados” ( Hebreus 12:12). Minha missão pode ser de encorajar outros que foram enviados a pregar o evangelho. Onde quer que seja; para o que quer que seja; eu sou enviado! Que a oração do meu coração possa ser: “ Senhor, que queres que eu faça?” ( Atos 9:6)

K. Heslop