Deus Cuidando dos Negócios

Darei outro, dentre as centenas de exemplos do cuidado do Senhor; e então voltarei a falar da Sua obra. Anos depois do caso anterior, quando eu era um comerciante de Sheffield, abastecendo firmas de exportação em Birmingham, Wolverhampton, Londres, Liverpool, e Glasgow, estive viajando por três dias — e pregando à noite — sem receber nenhuma encomenda. Aquilo era uma provação para mim. Estava caminhando por certa rua de Birmingham, orando para que o Senhor me dirigisse a um estabelecimento onde eu pudesse receber uma encomenda de produtos, quando senti claramente que deveria caminhar na direção exatamente oposta à do estabelecimento ao qual havia chegado. Fui e encontrei-me diante de uma porta com uma pequena placa ao lado — "H. & G." — que não dizia com que trabalhavam. Espiei para dentro do estabelecimento e, pelo que consegui enxergar, disse: "Ora, Senhor, esta é uma loja de couro. Não tem nada a ver com o meu ramo!" Mas o Espírito de Deus parecia dizer-me: "Siga em frente!" E fui. Abri a porta da loja e encontrei alguns homens trabalhando com couro. Apresentei meu cartão e perguntei pelo proprietário. Fui levado ao escritório, onde encontrei o Sr. H. e perguntei se estavam necessitando de artigos de Sheffield para exportação, por exemplo, para a Austrália, uma vez que havia uma grande demanda para aquelas colônias. Ele fitou-me com certa surpresa, e perguntou:

— Você fornece artigos para Melbourne?

— Sim — respondi, e enumerei várias firmas para as quais eu fornecia. Abrindo o livro de pedidos que fora trazido por um funcionário, ele perguntou:

— Por acaso você fornece para R. & Sons?

— Certamente — respondi.

— Bem — disse ele — isto é muito estranho. Somos comerciantes exportadores de peles e um de nossos clientes em Melbourne acaba de nos enviar um pedido de ferramentas que são feitas em Sheffield. Nós não entendemos nada desse ramo, mas o pedido traz também alguns dos números e preços dos nossos produtos, que alguém deve ter enviado a eles.

Então ele deu ordem ao funcionário para que escrevesse um pedido para minha firma, que atingiu algumas centenas de libras. Aquele foi o início de uma conta das maiores e mais satisfatórias que já tive, e com um estabelecimento dos mais honestos e honráveis.

A que podemos atribuir tudo isso, exceto ao terno cuidado daquele que escuta as orações e as responde? A história desse amor sempre vigilante, mesmo nas coisas temporais, encheria todo um volume.