O Que é de Deus?
Quão grande é o interesse que isso nos dá nestas últimas epístolas. Então, como é que sabemos o que é de Deus e o que é do diabo? Nada pode ser mais simples e certo. "Quem comete pecado é do diabo"; "qualquer que é nascido de Deus não comete pecado." (1 Jo 3:8,9) Estas duas coisas caracterizam os filhos de Deus e os filhos do diabo. "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça... não é de Deus." (1 Jo 3:10) Nenhuma impiedade jamais foi superada sobre a Terra como a que começou a se desenvolver nos dias dos escritos de João, ou antes disso.
Alguém poderá perguntar: Será que esta instrução divina é um guia suficiente e seguro hoje? Não há dúvida quanto a isto. Se uma obra for de Satanás ela poderá vir tanto por intermédio de homens, como de anjos de luz; mas cedo, bem cedo, deixará as marcas descritas em 1 João 3:6-15. O diabo é um mentiroso; e sua obra se revelará em falsidade e em um espírito de ódio contra os irmãos; do mesmo modo, aqueles mais usados por Deus serão certamente os alvos do ódio. Invariavelmente é isto o que acontece, sejam quais forem as pretensões de se praticar justiça. Olhe ao longo da história daquela que se denomina a si mesma "a igreja" , ou daqueles verdadeiros filhos de Deus nesta derradeira hora, e você encontrará que se aplica o que está descrito nesta epístola. Assim ocorre no presente momento; e se os filhos de Deus andarem na paciência de Cristo, e em Sua bondade e humildade, experimentarão isso.
Sim, queridos obreiros, guardemos firmes a justiça de Deus conforme é revelada em Romanos, e a proximidade da igreja a Cristo como está em Efésios; as instruções especiais em 2 Timóteo, quando o mal já se introduziu, e cada verdade revelada para nós em toda a Palavra de Deus. E não nos esqueçamos da instrução especial dada nos escritos de João para quando tudo tivesse falhado nas mãos do homem. Não falarei aqui do lugar especial que tem o Apocalipse de Jesus Cristo, já que escrevi um folheto sobre isso.
Amados companheiros obreiros, nosso tempo e oportunidade para o serviço logo estará terminado. Quão cedo iremos ver Sua face, e estaremos com Ele, e como Ele, para sempre. Ele diz: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". (Ap 3:11) Que possamos estar aguardando por Ele enquanto O servimos. Se estes poucos relatos, dentre os muitos que ocorreram por Sua bondade e misericórdia, forem usados para o encorajamento do coração de alguns, isto será o meu gozo. E a Ele seja o eterno louvor.