O Ministério de João

Que lugar tem, na Palavra, o ministério de João em seus escritos inspirados? Posso aqui tão somente chamar sua atenção para esta importante indagação. Você deve ter notado a extraordinária ordem, ou o desenrolar, da revelação no Antigo Testamento, desde Gênesis até Malaquias. Mas será que você estudou cuidadosamente a ordem em que foi deixado o Novo Testamento, pelo menos no que concerne às datas que conhecemos? Estaria fora do propósito deste livro entrar em detalhes, mas observe apenas que a igreja é vista em ordem até cerca do ano 65 D.C. Isto está assinalado em 1 Tm e Tito. Bispos ou anciãos, e diáconos, são ali oficialmente reconhecidos. A mudança que aconteceu em cerca de um ano pode ser vista lendo-se 2 Timóteo, 2 Pedro e Judas. A igreja fracassou como testemunho para Deus sobre a terra. Enganadores e corruptores introduziram-se dissimuladamente nela, e por um tempo a inspiração cessou; sim, como se costuma reconhecer, isso permaneceu assim por um período de 25 anos. Não devemos nos esquecer de que, por todos aqueles anos, a igreja foi vítima do declínio e fracasso.

Então o Espírito Santo, por intermédio de João, falou da igreja como algo que tão somente havia fracassado na terra e que devia ser julgado ([Apocalipse 2](http://bibliaonline.com.br/acf/ap/2 e 3. Dentre as assembleias daquela época, foi escolhida uma e seu estado descrito nas epístolas de João; todavia, uma ordem completamente diferente tinha sido estabelecida ali, com um só homem assumindo a autoridade. E era algo tão contrário aos verdadeiros princípios da igreja de Deus que esse homem recusava-se a receber até mesmo o próprio apóstolo João! Não é deixada nenhuma dúvida quanto a se Deus, por meio de seu idoso servo João, aprovava ou não essa nova ordem que, não tenho dúvidas quanto a isso, acabou se tornando algo generalizado (2 João).

Se, por meio de João (nas epístolas e no Apocalipse), o Espírito estava colocando a igreja diante de nós para julgar suas falhas (embora recomendasse um fraco remanescente em Filadélfia); e se a imagem mostrada seria o último aspecto da igreja, com profusão de anticristos; e se aquele último aspecto iria continuar durante o tempo da paciência de Deus desde então, o que é que o Espírito nos apresentaria como aquilo que iria permanecer até a última hora? Se a igreja fracassaria como um testemunho, o que é que não iria fracassar? A Pessoa e as glórias de Cristo . Na primeira epístola João escreve: "O que era desde o princípio...". Em Apocalipse começa, "Revelação de Jesus Cristo". No evangelho está: "No princípio era o Verbo". Quando tudo fracassou, foram reveladas as glórias e o parentesco eterno do Filho, que nunca falham. Deus é revelado no Filho, "o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, este O fez conhecer." (Jo 1:18)

Então, quando somos tristemente provados pela ruína do homem, pela ruína da igreja enquanto ainda na terra, sim, pelo triste pecado e a dor de tudo o que é do homem, quão bendito é nos voltarmos para a última revelação plena de Deus em Cristo. Isto será cada vez mais importante à medida que as trevas descerem sobre este pobre mundo e sobre a igreja professa.