Instruções Para Tempos Difíceis

Repito que devemos guardar toda a Palavra inspirada de Deus. Mas será que aquela plena revelação do Filho de Deus, a Fiel Testemunha de Deus, que foi dada tantos anos depois das outras, não tem um lugar todo peculiar? Uma coisa é certa: mesmo durante a presente cena de ruína, Ele mantém para conosco os mesmos cuidados e afeições de Seu relacionamento com o Pai. Se tudo o que é eclesiástico se desmorona, ainda assim temos as mais urgentes instruções para os filhos de Deus .

No evangelho de João é o Pai Quem é revelado em Cristo; o infinito amor de Deus para com o mundo, Jesus, o Cordeiro de Deus, levantado na cruz, para que todo aquele que nele crê possa ter vida eterna. Este evangelho fala das boas novas a toda criatura, embora assinale a soberania divina em quase cada uma de suas páginas. Ele diz: "Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". (Jo 6:37) Não se esqueça disso. Então repare como Deus, em Cristo, foi rejeitado pelos homens religiosos, os judeus. "Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam." (Jo 1:11) Eles O rejeitaram, e neste evangelho são deixados de lado. A graça soberana reserva um remanescente. A salvação não era pela encarnação; Ele devia morrer, ou então ficar só (Jo 12:24).

Veja então o quanto temos no evangelho de João que é omitido nos outros evangelhos. Veja do capítulo 13 ao 17. Se os nossos olhos estiverem abertos veremos tudo isso como uma resposta aos erros e desvios daquela que tem sido chamada de igreja neste, e deste, mundo. Vamos citar apenas alguns? Quanto à ceia do Senhor, o grande erro cometido durante séculos foi o de transformá-la num sacrifício pelos pecados. O Senhor diz aos crentes nascidos de Deus: "Vós estais limpos". (Jo 13:10) Então Ele toma da água, e não do sangue, para lavar os pés dos discípulos. A obra do altar de bronze está consumada; e agora é a vez da pia, a lavagem da água pela Palavra (compare com Efésios 5:26). Jesus ocupa o lugar do cordeiro pascal da redenção, e Sua redenção é eterna. É possível que até mesmo quando o evangelho de João foi dado, já estivesse havendo um abuso da ceia do Senhor. O Espírito bem sabia como ela acabaria sendo colocada no lugar de Cristo; e ela, a saber, a ceia do Senhor, mal é mencionada neste evangelho. O capítulo 13 mal passa da ceia da Páscoa. Em meio a tudo isso, é O PRÓPRIO SENHOR Quem é colocado diante de nós. Quando pensamos no que é feito da eucaristia*, é notável que João, o último escritor inspirado, nunca a mencione!

[Nota: * Ou eucharistia , palavra derivada do grego eucharistô , que significa "dar graças", e é celebrada, como um sacramento, por alguns segmentos da cristandade que acreditam que o pão e o vinho se transformam no corpo, sangue, alma e divindade de Cristo, conservando a aparência de pão e vinho.]

Além disso, quão universal tem sido o erro de que verdadeiros cristãos deveriam entrar em juízo naquele grande dia! Isso tudo estava previsto. Jesus nos assegurou que não seria assim (Jo 5:24). Não; Ele diz: "Não se turbe o vosso coração... virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo". (Jo 14:1-3)

E qual é o remédio para todas as conflitantes formas eclesiásticas de governo na igreja? Simplesmente a presença do Espírito Santo na Terra, conforme prometido nos capítulos 14, 15 e 16. Que esteio, conforto e segurança para todos os crentes, se realmente cressem que o Espírito Santo, como uma Pessoa, está tão verdadeiramente sobre a terra agora como Jesus estava naquela época com Seus discípulos. Porventura não teria você naquela época confiado em Cristo? E não confiará você agora no Espírito Santo, aconteça o que acontecer?

"Porém" , diz o evangelista, "quanta tristeza tenho em meu coração quando vejo almas convertidas e não sei para onde guiá-las. Vejo que aquilo que leva o nome de igreja está imerso em contendas e também, com frequência, em amargas divisões; algumas arrogando para si mesmas o título de 'a igreja'; e querendo ser reconhecidas como tal" . E a muitos outros ocorre a ideia de que temos a liberdade de fazer conforme o nosso pensamento. Não gosto disso. Se você deseja conhecer a vontade de Cristo, irá encontrá-la revelada e pronta para suprir o que você necessita para esta situação. Você descobrirá que um dos objetivos de Sua morte expiatória foi o de "reunir em um corpo os filhos de Deus, que andavam dispersos". (Jo 11:52) E repare bem que foi depois de haver começado essa última hora de ruína, com sua abundância de anticristos, que os anseios de Seu coração em Sua oração foram registrados pela inspiração (Leia Jo 17). Acaso não orou Ele por todos os que nele cressem, "para que todos sejam UM, como Tu, ó Pai, o És em Mim, e Eu em Ti"? Sim, não importa qual possa ser o estado daquilo que é chamado igreja, certamente cada verdadeiro crente buscará corresponder ao desejo do coração de Cristo. Demos apenas algumas poucas sugestões para o estudo dessa última manifestação inspirada do Espírito Santo — os escritos de João.