A Direção das Escrituras
— Mas — você poderá dizer — como vou saber quem está certo, em tempos de tanta confusão?
Você já notou qual é o primeiro preceito que aparece em Efésios, a epístola que, mais que qualquer outra, revela a Igreja? "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef 4:25) E leia cuidadosamente cada palavra até ao final do capítulo. Se todos os crentes andassem em conformidade com estes preceitos, seria impossível haver divisões. Tampouco será muito difícil descobrir quem age, e quem não, em conformidade com estes abençoados princípios. Ah, é a condição da alma a raiz de toda divisão . Falsa aparência, amargura, más conversações, orgulho espiritual, vaidade, mundanismo, desejo de se obter honra . Se andamos no temor do Senhor não teremos dificuldade em discernir o que vem do diabo.
Ainda assim há muitos jovens, ah, e também velhos cristãos, que estão em grande tristeza pelo estado de ruína que prevalece na igreja professa; e muitos evangelistas sendo dolorosamente impedidos em seu trabalho. Gostaria de poder ajudar essas pessoas. Será que você tem, diante de si, a esperança certa? Será que a sua esperança é que a igreja seja apresentada gloriosa na vinda do Senhor? Bem, esta esperança não mudou e está mais perto do que quando cremos. Ou será que você tem acalentado alguma esperança indefinida da igreja sendo restaurada aqui na terra? Se assim for, não há dúvida de que ficará bem desapontado. Ou será que você, sem perceber, acabou deixando que escorregasse para dentro de seu pensamento a ideia de que a igreja tenha sido restaurada, e que algum determinado grupo de cristãos é a igreja restaurada? Não se espante se descobrir seu erro.
Bem, mesmo que você esteja na plena posse do privilégio que o cristão tem, de guardar tudo o que aprendeu da Palavra de Deus concernente à Igreja de Deus, ainda assim gostaria de trazer um assunto que tem sido de grande conforto à minha própria alma nestes dias de tanta perplexidade. Muitos irmãos ainda se lembram de quase todas as últimas palavras de alguém que agora já se encontra com o Senhor, quando tivemos uma última reunião de leitura com ele: "Irmãos, não negligenciem o ministério de João" .