Três Santos Idosos

Eles tinham um vizinho, um fazendeiro, tão idoso quanto eles. Certo dia, quando estavam ajoelhados dando, juntos, graças por terem sido ambos lavados de todo pecado no sangue do Cordeiro; e por estarem aguardando e ansiando pela vinda do Senhor nos ares para levá-los para Si, o idoso fazendeiro entrou, como de costume, para visitá-los. Mas ambos eram um pouco surdos e encontravam-se tão absortos em ações de graças que não escutaram o vizinho entrar. Este ficou ouvindo maravilhado aquelas palavras que nunca antes tinha escutado; aquele gozo como nunca antes tinha testemunhado. Não se tratava de oração, embora eles estivessem dando graças Àquele que os tinha salvado com uma salvação eterna; que os havia tornado aptos para a Sua santa presença, em pureza e glória. Estavam, em espírito, no céu, não em Anston; falavam com Alguém a Quem conheciam bem, e não se cansavam de falar com Ele. Falavam acerca da Sua vinda a fim de levá-los para Ele. O velho fazendeiro estava completamente perdido em meio ao seu espanto. Finalmente, o idoso casal levantou-se. O visitante disse:

— O que é que significa isso tudo? Tenho ido à igreja por setenta anos e tenho repetido minhas orações; todavia não posso nem dizer que esteja salvo, quanto mais salvo para sempre e salvo perfeitamente! Não, eu certamente não posso dizê-lo. E vocês estavam falando com Deus como se O conhecessem. E o que queriam dizer com a vinda de Cristo para levá-los?

Então a velha senhora Hannah repetiu o evangelho que havia escutado: como Deus amou; como Ele enviou Seu Filho; como Cristo ofertou-Se a Si mesmo, o infinito sacrifício pelos pecados; como Deus declarou que todos os que creem estão justificados de todas as coisas e que Deus não irá jamais Se lembrar de seus pecados e de suas iniquidades. Sim, como foi que, por uma só oferenda, todos os que creem foram para sempre aperfeiçoados. E Jesus assegurou a todos os que ouviram Suas palavras, e creram em Deus que O enviou, que eles TÊM A VIDA ETERNA e que não entrarão em condenação, mas que passaram da morte para a vida. E que Jesus disse-lhes que não temessem; Ele tinha ido preparar um lugar para eles e voltaria para buscá-los. Ela falou do profundo gozo que Cristo dava à sua alma.

Deus fez com que as palavras dela fossem de bênção para o velho amigo fazendeiro. Apesar de ter mais de 80 anos, ele também foi levado a desfrutar da paz com Deus. Como uma criancinha ele recebeu a verdade dos lábios de Hannah. Era celestial a comunhão desses três idosos peregrinos, quando um amigo os encontrou alguns meses depois. Grande parte de seu tempo era gasto juntos em adoração e comunhão, esperando por Jesus vindo do céu. Assim que o fazendeiro via sair fumaça da chaminé da casa vizinha, logo estava com eles, ocupando-se em doce louvor e ações de graças.

Foi, porém, necessário que o idoso casal recebesse cuidados. Hannah já estava cega, e um filho amável os levou à sua casa, a vinte quilômetros dali. Mas como pôde ser separado esse pequeno grupo tão feliz? Como pôde aquele lar ser assim desfeito? Bem, não contaram a eles o que iam fazer. Eles foram levados no que, a princípio, parecia apenas uma visita, e só quando lá chegaram é que foram avisados. Manhã após manhã o querido e velho fazendeiro olhava para ver se saía fumaça da chaminé. Nunca mais saiu e, depois de algumas poucas manhãs, o Senhor disse ao fazendeiro, "Levante-se e venha para cá" . E por mais doce que fosse a comunhão aqui, lá com Ele foi "ainda muito melhor". (Fp 1:23)

Só encontrei uma vez essa idosa santa, Hannah. Encontrei-a na casa do amigo que pela primeira vez falou-me sobre eles, e sinto meu coração derreter-se dentro em mim quando me recordo de nossa conversa. Ela estava então já bem cega, mas podia verdadeiramente dizer: eu era cega e agora vejo. Um idoso templo do Espírito Santo, adequado a Ele. É impossível dar qualquer ideia de Hannah, santa e aguardando o Senhor; tão plena de Cristo. Por isso, meus queridos irmãos, não fiquem desencorajados, pois pode ser que não vejam o fruto durante um bom tempo. Bendita verdade: "Terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia". (Rm 9:15) Oh, as riquezas da graça de Deus em encontrar e chamar o idoso! Ele será glorificado por cada um dentre aquelas miríades que cantarão Seu louvor Àquele que é digno: "o Cordeiro, que foi morto". (Ap 5:12)