REUNIÃO DE COMUNHÃO (ou Festa de Amor)

Esta é uma reunião centrada em torno da comunhão. Judas fala dela como “vossas festas de amor” (Judas 12). Pedro também faz alusão a ela (2 Pedro 2:13). É um tempo para os santos estarem juntos para refeição em comum para promover a comunhão.

A Igreja primitiva considerava importante a comunhão e continuou “perseverante” nela (Atos 2:42). A comunhão fortalece nossas ligações em Cristo e nos encoraja no caminho da fé. Deixe-nos notar que comunhão cristã é comunhão em relação ao que temos em comum como cristãos – Cristo. Algumas vezes nos reunimos para esportes e recreação sem referência ao Senhor, e imaginamos que isso seja comunhão cristã. Isto é realmente comunhão natural feita com cristãos, e não há nada de errado com isso, mas a essência da comunhão cristã é ter comunhão sobre as coisas cristãs.

Os Coríntios fundiram esta reunião com a Ceia do Senhor e ela se tornou em algo que era uma desonra ao Senhor (1 Coríntios 11:20-22). Eles também estavam comendo as festas de amor observando distinção de classes na sociedade, o que não era para ser feito na comunhão do povo do Senhor. Então, o apóstolo ofereceu uma correção a essa desordem em suas observações.

Resumindo, sob condições normais uma assembleia baseada nas escrituras terá uma variedade de reuniões que vão ao encontro das necessidades dos irmãos na assembleia local. Note que não há menção nas Escrituras de reuniões de cura, reuniões de línguas ou reuniões de testemunhos. Estas reuniões são encontradas na Igreja hoje em dia, e podem ser interessantes, mas elas não são encontradas na Palavra de Deus, e portanto não serão encontradas numa assembleia baseada na Escrituras.

Bruce Anstey