Homem e Mulher – Os Papeis Distintos na Casa de Deus
Bruce Anstey
2017-06-19T17:00:00+09:00
Traduzido de "The SEARCH for a Scripturally Gathered Assembly - A profile of a Scriptural Assembly"
OS PAPEIS DISTINTOS NA CASA DE DEUS
Uma característica notável que identificará uma assembleia biblicamente reunida é que os papéis estabelecidos na Palavra de Deus para os irmãos e as irmãs serão colocados em prática. Apesar de isso ser uma prática comum na Igreja, as Escrituras não indicam que exista uma única posição na casa de Deus para homens e mulheres. Em 1 Timóteo 2:8-16 vemos que na cristandade os irmãos e as irmãs têm papéis distintos e complementares.
Ali é dito: “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”.
A epístola de Paulo a Timóteo enxerga a Igreja como a “casa de Deus” (1 Timóteo 3:15). Esse aspecto da Igreja considera os santos em sua responsabilidade pública perante o mundo como testemunhas de Deus como um Deus Salvador (1 Timóteo 1:1; 2:3). Como vasos de testemunho de Deus, os cristãos devem exibir o verdadeiro caráter de Deus perante o mundo, portanto santidade e ordem devem ser visíveis em suas vidas. O mundo deveria poder observar a casa de Deus e conhecer a Deus. O grande propósito da epístola, portanto, é instruir a ordem adequada à casa de Deus.
Essa ordem é para ser vista não unicamente quando os santos estão juntos nas reuniões, mas em todo o tempo, seja em casa, no trabalho, etc. Isso porque nós somos constituídos a casa de Deus o tempo todo (Hebreus 3:6; 1 Pedro 2:5). Isso nos ajuda a entender o porquê a passagem citada em 1 Timóteo 2, concernente às irmãs, não deveria ter sido traduzida “silêncio” como está na versão King James, mas “quietude” (versículos 11-12). Se fosse silêncio, então Paulo estaria nos dizendo que as irmãs não deveriam falar em lugar nenhum!
Um estudo cuidadoso das Escrituras indicará que o homem tem a responsabilidade pública do testemunho verbal na casa de Deus, e a mulher de dar o suporte a esse testemunho por sua conduta e comportamento. Por isso, toda ação pública na casa de Deus deve ser exercida pelos irmãos.
Quanto à esfera do sacerdócio, as irmãs não são orientadas a exercerem o seu sacerdócio (de forma audível) publicamente, como são os irmãos. Paulo diz: “ Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar” (1 Timóteo 2:8) — Isso incluiria a esfera pública. É significativo que isso não seja dito com relação às mulheres.
A passagem em 1 Coríntios 11 indica que as irmãs devem orar e profetizar (vers. 5), mas ali está falando fora das reuniões de assembleia. Isto é indicado pelo fato de as instruções para conduta quando os santos “se reúnem em assembleia” começar nessa epístola no versículo 17 do capítulo 11 e continuar até o fim do capítulo 14. O versículo17 marca o início de uma nova seção da epístola que trata sobre questões relacionadas aos santos quando estão em assembleia. Irmãs são mencionadas “orando e profetizando” antes de o apóstolo falar da esfera da assembleia.
Com relação à esfera de ministério da Palavra na assembleia, 1 Coríntios 14:29 diz: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”. Perceba: o texto não diz “E falem duas ou três profetizas...” (ex: 2 Crônicas 34:22; Apocalipse 2:20). E então, nos versículos 34-35, Paulo diz definitivamente “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.” A palavra “silêncio” aqui é diferente da palavra usada em 1 Timóteo 2:11-12, e está adequadamente traduzida como silêncio. A esfera da qual Paulo está falando em 1 Coríntios 14 é da reunião pública da assembleia e não sobre a conduta geral na casa de Deus como em 1 Timóteo.
Parece que o apóstolo previa que pessoas iriam querer desafiar isto, então ele acrescenta “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” (ver. 37). Além disso, no início da carta, Paulo disse que as instruções na epístola eram para “... com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo...” (1 Coríntios 1:2). Assim, essas coisas foram escritas para todas as assembleias cristãs, não apenas para a assembleia em Corinto.
Quanto à esfera da administração de assembleia, a Escritura diz: "Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto" (Atos 15:6). Não há menção de irmãs e jovens nestas reuniões. 1 Timóteo 3:2 confirma isso, afirmando que um bispo era para ser "marido de uma só mulher", da mesma forma, um diácono (1 Tim 3: 11-12). Uma vez que apenas um homem poderia ser um "marido", é claro que este trabalho não é para ser exercida por irmãs.