O MUNDO INVISÍVEL
Iremos nos conhecer no céu?
No céu o Senhor Jesus será o centro de atração e o imã de cada coração. Se por um lado isto é uma verdade, por outro é igualmente claro que um de nossos gozos estará em desfrutarmos da companhia de todos os redimidos que lá estarão. Enquanto estamos aqui na Terra, o Senhor ocupa o supremo lugar em nossos corações. No entanto, desfrutamos da companhia e da comunhão uns dos outros, e o gozo e a comunhão dos santos será também conhecido e desfrutado no céu.
O "hades" é uma expressão neo-testamentária e trata-se de uma palavra grega; "sheol" é a expressão do Velho Testamento e é uma palavra hebraica. Ambas significam a mesma coisa: o mundo invisível, ou lugar dos espíritos que partiram. É correto dizer que nossos amados encontram-se no "hades". Inferno é uma palavra diferente e significa o lago de fogo. Em Atos 2:31, a palavra "inferno", que aparece em algumas traduções, deveria ser lida "hades", e no Salmos 16:10, a palavra "inferno" deveria ser lida "sheol".
Na época do Antigo Testamento havia três coisas claramente conhecidas acerca do "sheol":
1. O "sheol" contém duas esferas. Deuteronômio 32:22 e Salmos 86:13 falam do "sheol" mais baixo.
2. O "sheol" não separava alguém de Deus - Deus estava lá. (Salmos 139:7-8).
3. O "sheol" era um lugar de recognição e onde a fala era mantida. Isaías 14:9-17 mostra que os que chegavam eram identificados e se comunicavam entre si.
Todo o assunto da vida e da incorruptibilidade é esclarecido por todo o evangelho pelo advento do amado Filho de Deus (2 Timóteo 1:9-10).
Moisés - Deuteronômio 32:48-50
Deuteronômio 32:48-50: "Recolhe-te aos teus povos" não significa ser enterrado no sepulcro da família, como muitos podem pensar. Aquela era uma terra estranha, portanto não poderia ser uma referência ao sepulcro da família. O lugar da sepultura de Moisés é um dos mistérios deste mundo. O mesmo se aplica a Aarão que é mencionado no versículo 50.