Chapter-a-Day - Tiago


Norman Berry

Tradução de Mario Persona

#624

A fé termina onde a preocupação começa, e a preocupação termina onde a fé começa.

TIAGO 1

Mais um dos cinco livros que agrupamos. Este, particularmente, exige nossa atenção especial. Muitos grupos cristãos o colocam junto com os ensinos de Paulo a respeito da igreja, usando-o como uma desculpa para voltar aos rituais, ao apontarem que Tiago fala sobre costumes Judaicos. Mas precisamos nos lembrar de que este livro foi escrito bem nos primeiros dias do evangelho.

Repare como Tiago, em Atos 15:13,21, estava totalmente liberto do Judaísmo. Muitos Judeus estavam sendo salvos, mas não haviam ainda sido chamados para fora do velho sistema. Na época em que Tiago escreveu, os Judeus convertidos continuavam até mesmo a sacrificar animais (At 21:20 e 26). O livro dos Hebreus (escrito mais tarde) efetivamente chama os Judeus para fora (Hb 13:12-13). Tiago está fazendo o último chamado a Israel. Eles o rejeitaram… portanto Tiago está escrevendo para todo o Israel, para aqueles que eram crentes entre eles. Suas palavras também servem para nós. Elas mostram que onde existir fé, esta será mostrada pelo modo como vivemos! Lembre-se sempre de que a completa doutrina Cristã só é aprendida de Paulo… o livro de Tiago é como o livro de Atos, uma ponte entre o Judaísmo e o Cristianismo pleno.

Tg 1:2-15 Os crentes Judaicos estavam achando difícil entender que sua nova vida cristã não era o fim de seus problemas, mas na verdade um aumento deles. Essas tribulações estavam provando sua fé em Cristo, mas eles deviam deixar que produzissem resultados, os quais permitiriam que se tornassem maduros, e nada lhes faltasse.

Tg 1:5-8 Se não sabemos o que pensar de algum assunto, podemos perguntar a Deus, e Ele irá responder, e não irá nos repreender por perguntarmos. Mas com isto vem a responsabilidade - devemos perguntar, crendo.

Tg 1:9-11 As pessoas pobres que aceitam a Cristo têm sua posição elevada no Cristianismo, mas os ricos são rebaixados. Mas repare que ambos se regozijam nisto.

Tg 1:12 Este é o resultado da obra nas almas que é descrita nos versículos 2-4. Uma maravilhosa coroa da vida é o prêmio.

Tg 1:13-15 Por outro lado, eis o fruto da amargura e de se afastar de Deus. Termina exatamente no oposto do versículo 12. Nossa vontade própria nos leva à tentação.

Tg 1:16-18 Ele nos avisa para não cometermos um erro naquilo que se segue.

Tg 1:17 As duas palavras "dom" são similares em seu significado, mas poderíamos ler as palavras desta maneira… toda a boa dádiva e todo perfeito bom é do alto.

Tg 1:19-27 Um bom conselho para todos nós. A ira não produz bons resultados.

#625

Você precisa ser derretido antes de poder ser moldado.

TIAGO 2

Tg 2:1-13 Criar uma opinião diferente a respeito de uma pessoa só porque ela é rica ou pobre, não vem de Deus, mas é pecado (vers. 9). Deus escolheu mais pobres do que ricos, 1 Co 1:26 e Lc 6:20.

Tg 2:10 Muitos se esquecem de que este versículo está na Bíblia. As pessoas julgam o pecado pelo modo como ele afeta os outros, mas Deus avalia o pecado pelo modo como afeta Cristo. Este versículo nos mostra que todo pecado é muito sério. Quebrar a unidade do Espírito (Ef 4:3) é ainda mais sério que a imoralidade, pois afeta a Cristo.

Tg 2:13 Uma bela conclusão destes assuntos todos. Deus se gloria no fato de Ele preferir demonstrar misericórdia ao invés de casticar.

Tg 2:14-26 Muito instrutivo. Se alguém diz que tem fé, mas não há qualquer evidência disto em sua vida, o que é que está conseguindo provar? Nossa vida mostra o que somos.

Tg 2:19 Um bom versículo para dar a uma pessoa que diz que "crê em Deus".

Tg 2:21-25 Dois exemplos de fé completamente diferentes. Abraão, o amigo de Deus, e uma prostituta. Deus faz acepção de pessoas? Fica claro que não. Ambos agiram em fé - ainda que a última tenha sido uma traidora para seu próprio país.

Tg 2:26 O que nossa vida demonstra?

#626

Quanto mais pura é pregada a Palavra de Deus, mais profundamente ela penetra e mais amorosamente ela opera.

TIAGO 3

Tg 3:1-12 Agora o assunto é o falar. Os resultados terríveis ou felizes daquilo que dizemos.

Tg 3:1 A palavra "mestres" significa "professores". Quanto mais falamos, maior a responsabilidade, e maior a condenação, se nossa vida não for consistente com aquilo que dizemos.

Tg 3:2 Todos nós ofendemos com frequência.

Tg 3:6 A língua é cheia de mal - derramando veneno.

Tg 3:13-18 É bom lembrar que a sabedoria vem do alto (vers. 17) e que é o oposto da vontade própria.

Tg 3:13 Este homem tinha três coisas; obras em submissão - um bom falar - sabedoria e entendimento.

Tg 3:14 O completo oposto.

Tg 3:16 Toda coisa má provém da vida descrita nos versículos 14 e 15.

Tg 3:17-18 Sublime! Possa ser algo mais aplicado a nós.

#627

Cristo é a própria essência de todas as delícias e prazeres, a própria alma e substância disso tudo. Assim como todos os rios são reunidos no oceano, que é o lugar de encontro de todas as águas do mundo, assim Cristo é o Oceano no qual todas as delícias e prazeres genuínos se encontram.

TIAGO 4

Tg 4:1-10 "Entre vós" não se refere necessariamente a crentes. Mas os Cristãos se encontravam em meio às doze tribos (Leia o capítulo 1:1), e por isso podem ter se encontrado envolvidos nessas disputas. Tais lutas eram o resultado de se cair nos prazeres; a vontade-própria não havia sido quebrada; as cobiças os distraíam; eles queriam aquilo que não possuíam. (Parece tão familiar hoje!).

Tg 4:3 Porventura não é por esta razão que não obtemos respostas para nossas orações?

Tg 4:4 Um sério aviso contra a amizade com pessoas que não amam o Senhor. Trata-se de algo terrível ser descrito como um inimigo de Deus. Mas as Escrituras dizem aqui que uma pessoa é assim quando tem amizade com o mundo. Não deveríamos ter amizade com pessoas mundanas, mas deveríamos ser os melhores amigos que elas têm.

Tg 4:6 Um grande conforto para o crente. Misericórdia em 2:13, 3:17, graça aqui. Recolha as pedras preciosas em Tiago - há muitas.

Tg 4:7-17 Que mensagem importante para nós… submeter-se a Deus… resistir ao diabo… aproximar-se de Deus… manter as mãos limpas, há dez afirmações aqui.

#628

Aqueles que entram na fornalha como ouro não sairão piores.

TIAGO 5

Tg 5:1-6 Mais uma vez, lembre-se - escrito para todos os Hebreus - crentes e incrédulos. Deus sabe tudo o que está acontecendo. Os 3 primeiros versículos mostram o que eles tinham, os 3 seguintes o que eles faziam.

Tg 5:5-6 Repare que Tiago liga aqueles que tinham a ambição de serem ricos com aqueles que condenaram e mataram o Senhor Jesus (At 3:14).

Tg 5:8 O Senhor vem! Aguardar por Ele preserva o coração de amar as riquezas. Devemos esperar em paciência e viver em paz.

Tg 5:10-11 Exemplos de paciência. Como no livro de Hebreus, o escritor os leva de volta aos escritos do Antigo Testamento… e ao Senhor.

Tg 5:12 Expressões exageradas não são necessárias.

Tg 5:13-18 Que diferença faria em nossa vida se fizéssemos o que dizem estes versículos. Aqueles que sofreram pela vontade de Deus são agora abençoados.

Tg 5:14-15 O pecado podia ter sido o responsável pela enfermidade, portanto era necessário que houvesse a confissão das ofensas e a oração. Deus faria a Sua parte. Tudo isso é muito diferente dos assim chamados "curandeiros de fé" de nossos dias. Lembre-se mais uma vez de que este livro não é totalmente de doutrina cristã. Os crentes Judeus ainda não tinham sido libertos de seus velhos hábitos.

Tg 5:19-20 Uma bela promessa para aqueles que têm uma profunda preocupação e cuidado pelo bem-estar de outros crentes. Se vêem um crente descuidado, e oram por ele, e falam com ele sobre sua vida descuidada, …e aquela pessoa é restaurada, então acontecem duas coisas. A pessoa é salva de morrer - e os pecados nos quais insistia param de ser praticados, e, portanto, não são mais vistos (são cobertos). Mas lembre-se também de que se aquele crente descuidado recusar a correção, o Senhor pode agir de uma maneira totalmente diferente.

Subir Voltar