Chapter-a-Day - Neemias


Norman Berry

Tradução de Mario Persona

#995

Nós, como Cristãos, somos exortados a vivermos à margem da cultura. Isto é, não somos, e nem podemos ser, parte da corrente cultural, por causa do bendito fato de que nossas mentes foram renovadas em Cristo.

NEEMIAS 1

O segundo dos 5 livros que descreve a época após um pequeno grupo de cerca de 50.000 ou menos (Judá e Benjamim) ter voltado a Jerusalém. Esdras nos contou da reconstrução do templo, hoje começamos a ler sobre a reconstrução do muro ao redor de Jerusalém. Do mesmo modo como eles precisavam de um muro para protegê-los das artimanhas e violência do inimigo, precisamos nos manter separados, (não isolados) do mundo. 2 Tm 2:20-21 e 2 Co 6:14. Este livro se passa cerca de 12 anos após o tempo de Esdras. Nos dá a última visão histórica do povo de Deus no Antigo Testamento. Cremos que estamos vivendo nos últimos dias do povo de Deus neste "tempo da graça". Possamos ser sensíveis ao que Deus está nos dizendo hoje. Mas provavelmente a maior lição para aprendermos hoje é que Neemias (significa Conforto de Jeová), por meio de seu livro, mostra que ele entendia perfeitamente as condições de ruína do povo de Deus.

Ne 1:1 Susã estava na terra de seu cativeiro. Fica onde hoje é o Irã. Neemias vivia num palácio, e mesmo assim vemos que ele deixou aquele palácio e sofreu muitos problemas por amar o povo de Deus.

Ne 1:2-3 Neemias inquiriu sobre seus irmãos, os Judeus que haviam voltado à sua terra, e descobre que estão passando por dificuldades.

Ne 1:4-11 Nesta oração, Neemias mostra o seu profundo amor por seu povo, e sua grande dor por seus problemas.

Ne 1:6 Ele admite que esses problemas ocorreram por causa do pecado e da desobediência, mas não culpa outros por isso, porém diz… "eu e a casa de meu pai temos pecado". Neemias está ciente da triste ruína de seu próprio povo, os Judeus, e ele está também ciente da fidelidade do Senhor, a Quem se volta em oração.

Ne 1:11 Neemias tinha uma posição de grande honra ali, mas ele chorou e orou porque o povo do Senhor estava em grande tristeza e tribulação. Repare que ele coloca o grande rei simplesmente como "este homem" diante de Deus.

#996

Um garotinho disse: "Eu sei porque as flores crescem. Elas querem sair logo da terra suja". (Rm 12:9)

NEEMIAS 2

Ne 2:2 O rei repara que Neemias parece triste, e pergunta a razão. Aparecer triste na presença do rei podia significar a morte.

Ne 2:4-5 Entre a pergunta e a resposta, houve uma rápida oração silenciosa ao Senhor. Que excelente hábito para qualquer um de nós!

Ne 2:5-8 O rei escuta seu pedido e este é prontamente atendido.

Ne 2:10 Sinais de problemas no horizonte. Dois homens, Sambalate e Tobias, ouvem acerca da visita de Neemias e ficam irados. (Sambalate era de Moabe - Tobias era de Amom. O ímpio princípio de seus povos é contado em Gênesis 19:32-38).

Ne 2:12-18 Neemias faz uma volta de inspeção e descobre que as condições são muito ruins. Mas no versículo 18, ele fala com confiança da mão de Deus. Nós também estamos vivendo em um dia de indiferença semelhante, mas podemos também contr com o Senhor para que esteja conosco, e podemos também sair a edificar (encorajar) uns aos outros.

Ne 2:19 Aqueles 2 inimigos mais uma vez, e mais um se junta a eles para rirem e zombarem.

#997

A menos que exista em nós aquilo que está acima de nós, logo acabaremos sucumbindo àquilo que está ao redor de nós. (Cl 3:1-3).

NEEMIAS 3, Vers. 1-13

A construção do muro ao redor da cidade de Jerusalém. Era para manter a salvo os que estavam dentro da cidade e separá-los de seus inimigos do lado de fora. Devemos amar aqueles que continuam fora, perdidos e culpados, mas não devemos nos misturar a eles.

Ne 3:1 Esiasibe, o sumo sacerdote, constrói algo. Mas leia 13:4 e 28. Ele estava ligado aos inimigos. Depois veja os versículos 20 e 21 de nosso capítulo; ele não construiu em frente à sua casa. Esses homens construíram a porta das ovelhas - a primeira porta mencionada, pois é como ovelhas perdidas que somos encontrados e redimidos e levados para dentro.

Ne 3:3 A primeira porta. (Agora somos salvos, e cada um é uma de Suas ovelhas, podendo ser "pescadores de homens", para ganhar outros para o Senhor).

Ne 3:5 Como eles trabalhavam.

Ne 3:6 A "velha porta". (Hoje quando tudo o que é velho é considerado fora de moda, é bom lembrar que a verdade de Deus nunca fica fora de moda).

Ne 3:12 (Talvez algumas filhas não gostem muito quando seus pais constroem um muro que impede seu contato com as diversões e os amigos mundanos). Essas fiéis filhas ajudaram seu pai a construir o muro!

#998

O pior de todos os castigos é Ele deixar que sigamos nossos próprios caminhos.

NEEMIAS 3, Vers. 14-32

Ne 3:14 A porta do esterco! (Paulo disse "Tenho também por perda todas as coisas… e as considero como escória [esterco], para que possa ganhar a Cristo". Tudo o que parece tão valioso não passa de esterco e coisas sem valor, comparadas a Cristo). Malquias coloca ferrolhos e fechaduras naquela porta.

Ne 3:23 Aqui dois homens repararam "defronte da sua casa". (Uma coisa é dizer a alguém que deve ser fiel e se separar, mas outra é aplicar isso à nossa própria família.)

Ne 3:30 "Defronte de sua câmara". Este é o caso mais pessoal de todos… (Não contar aos outros o que fazemos, nem mesmo dessa feita à sua própria casa ou família, mas somente sua câmara - bem onde vivia).

Ne 3:32 De volta onde começamos. O muro está completo, e agora o povo de Deus está dentro e o inimigo fora.

#999

Se a membrana deste mundo desceu sobre nossa visão espiritual, escondendo Cristo de nós, só Ele poderá removê-la.

NEEMIAS 4

Ne 4:1-6 Os mesmos dois inimigos estavam muito irados; eles zombavam do trabalho. Mas Neemias diz, "construímos o muro". Não deixe que a zombaria ou a ira faça você parar de viver para a glória de Deus. Podem existir até outros cristãos que irão zombar de você e lhe dizer que você está muito separado - mas apenas siga adiante construindo seu muro.

Ne 4:14 Neemias encoraja os trabalhadores e diz, "lembrem-se do Senhor…"

Ne 4:16-23 Daquele dia em diante, havia vigília e prontidão em defender essa obra do Senhor. Em Efésios capítulo 6, lemos de toda a armadura de Deus, e precisamos de toda ela, pois há muitos inimigos poderosos e vigilantes.

#1000

A aliança com o mundo nos impede de vencer o mundo.

NEEMIAS 5

Ne 5:1-5 Problemas entre esses menos obreiros. A avareza é um pecado terrível.

Ne 5:6-13 Neemias fica irado com isso, e fala de modo severo, prometendo a eles restaurar e corrigir o que tinha sido tomado erroneamente. Suas palavras de repreensão fizeram efeito, e os culpados prometem devolver tudo.

Ne 5:14-16 O próprio Neemias dá um bom exemplo de fidelidade e desprendimento. Se quisermos encorajar outros para agradar ao Senhor, não teremos muito sucesso se nós próprios não estivermos vivendo como deveríamos. Neemias diz, "por causa do temor de Deus".

Ne 5:17-19 Neemias se preocupava com seu povo e até com os pagãos! O egoísmo é algo odioso ao Senhor. Se realmente amamos o povo de Deus, temos muitas oportunidades de mostrar isso.

#1001

A Palavra de Deus não será simples se não houver sujeição a Ele.

NEEMIAS 6

Ne 6:1-4 Os mesmos inimigos não desistiram de seu ódio, mas desta vez tentam um outro método. Eles sugerem a Neemias, "vem, e congreguemo-nos juntamente…" Como isso soava inofensivo. Neemias disse "não" quatro vezes. Hoje o "Movimento Ecumênico" é um grande esforço para tentar unir todos os grupos religiosos para formar uma grande igreja. Temos uma figura disso aqui. Possamos também responder "não".

Ne 6:5-8 O inimigo tenta outra vez, com falsas acusações, e diz, "vem, pois, agora, e consultemos juntamente". Outra vez Neemias se recusa a ser enganado.

Ne 6:9 Ele se volta a Deus em busca de forças.

Ne 6:10-14 Novas tentativas de impedir este servo de Deus. Neemias leva tudo ao Senhor e segue mansamente com seu trabalho.

Ne 6:15 A obra está terminada. O muro e todas as suas portas estavam agora completados.

Ne 6:17-19 Ao invés de zombar ou ameaçar, o inimigo tenta fazer amizade com alguns que estão dentro do muro. Vemos até casamentos acontecerem entre aqueles inimigos fora e o povo de Deus dentro, pois Mesulão era um dos edificadores do muro.

#1002

Onde há discernimento espiritual, as coisas se tornam simples e claras como o dia. O segredo do Senhor está com aqueles que O temem.

NEEMIAS 7

Ne 7:2 Hanani recebeu a responsabilidade sobre Jerusalém. Não diz que ele era rico ou sábio, ou habilidoso. Mas que era fiel e temia a Deus.

Ne 7:3 Vigilância - as portas não podiam ser abertas até o sol estar quente. Isto significava ter luz em abundância, de modo que nenhum inimigo poderia entrar fingindo ser um verdadeiro cidadão. Se aquele muro havia sido construído para abrigar o povo de Deus, e para mantê-lo em separação, então era preciso que existisse fidelidade em manter fora dele aqueles que não tinham um coração para o Senhor.

Ne 7:5-66 Uma longa lista de nomes daqueles que moravam na cidade, somando 42.360. Deus sabia o nome de cada um deles.

Ne 7:64 Há alguns cujos nomes não foram encontrados. Mas em Filipenses 4:3 encontramos aqueles que tinham seus nomes no "livro da vida"!

#1003

Quanto mais perto de Deus um homem caminha pela graça, mais brando ele se torna para com a falta dos outros.

NEEMIAS 8

Ne 8:1-8 Os homens e mulheres se reuniram na porta das águas e escutaram, da manhã ao meio-dia, enquanto Esdras lia para eles a Palavra de Deus. Como é importante atender ao chamado do Senhor, sair da confusão religiosa que é representada por Babilônia, e então, ouvir a Sua Palavra.

Ne 8:8 Era muito importante ler as escrituras com clareza, e explicar-lhes para que elas pudessem ser compreendidas. Isso traz alegria, veja o vers. 11.

Ne 8:9-12 O próprio Senhor Se alegrou quando viu o Seu povo reunido outra vez ao centro que Ele estabeleceu.

Ne 8:13-18 Eles guardaram a "festa dos tabernáculos" (uma figura do milênio vindouro). Façamos nós também da leitura da Palavra do Senhor nosso costume diário.

#1004

A submissão à vontade divina é o travesseiro mais macio no qual podemos descansar.

NEEMIAS 9

Uma mudança ocorre, da satisfação ao jejum! Havia satisfação porque guardavam a festa que falava de bênção futura. Nós também podemos nos alegrar ao olharmos adiante para o dia quando o próprio Senhor virá e nos levará para casa. Mas quando pensamos no quanto falhamos, é bom nos humilharmos. Que figura essa de uma verdadeira confissão!

Ne 9:2-3 Passos importantes - separação de todos os estrangeiros - confissão de seus pecados - leitura do livro da lei, e adoração ao Senhor. Haveria mais adoração se nos lembrássemos dessas outras coisas tão importantes.

Ne 9:4-38 Um maravilhoso registro das fiéis atitudes de Deus desde os dias de Abraão.

Ne 9:16-17 A culpa e infidelidade deles são lembradas - bem como a bondade de Deus.

Ne 9:18-19 O fracasso de Israel e a fidelidade de Deus. (Apesar de falharmos tanto, o Senhor tem sido tão fiel para conosco. Somos gratos por Sua fidelidade).

Ne 9:33 Que maravilhosa confissão! Estejamos sempre prontos para admitir totalmente nossa própria falha.

#1005

Satanás consegue introduzir todo o seu poder numa alma no momento que nela surja uma sombra de desconfiança de Deus.

NEEMIAS 10

Os nomes daqueles que selaram o concerto - começando com Neemias. Além de todos aqueles que assinaram o concerto, no versículo 28 lemos "e o restante do povo…" Sua vida é, ou um auxílio, ou um obstáculo, para todos os outros crentes.

Ne 10:32-39 Encontramos uma feliz prontidão em levar ao Senhor tudo o que poderia ser usado em Seu serviço.

Ne 10:34 O que era a "oferta da lenha"? Nenhuma oferta queimada no fogo jamais poderia ser feita se não tivessem lenha. Talvez o Israelita que trazia algumas braçadas de lenha ao sacerdote, achasse que seu trabalho não tinha valor. Mas o Senhor chamou isso de "oferta de lenha", e deu valor a ela. Veja com quantas vezes a expressão "casa de Deus" ou "casa do Senhor" é usada.

#1006

A liberdade da vontade não passa de escravidão ao diabo.

NEEMIAS 11

O povo foi assentado em diferentes lugares da terra. Encontramos vários nomes, pois Deus tem um interesse individual em cada um dos Seus.

Ne 11:2 Ligue este versículo ao Salmo 137:5,6.

Ne 11:19 Os porteiros. Algumas pessoas que achavam que deviam estar dentro eram mantidas fora. Por isso homens fiéis eram escolhidos para essa tarefa.

Ne 11:22 Cantores. Que alegria deve dar ao coração de Deus quando Ele olha e vê o Seu povo cantando de tanta alegria no coração.

#1007

A diferença entre a Bíblia e todos os outros livros é esta: Para entender a Bíblia você precisa conhecer o Autor.

NEEMIAS 12

Ne 12:24-25 Por três vezes neste capítulo os cantores e porteiros são mencionados. Cantores, para louvar ao Senhor. Porteiros, para guardar as portas. Repare no vers. 25 - porteiros fazendo a guarda junto aos batentes das portas. Era bem ali que esses homens fiéis ficavam.

Ne 12:29 Repare onde os cantores moravam. Eles queriam ficar perto de Jerusalém.

Ne 12:36 Repare quem está guiando seus irmãos… Esdras, o fiel escriba.

Ne 12:43 Que maravilhoso cântico, e que louvor. "Deus os alegrara com grande alegria".

Ne 12:45 "Conforme o mandado de Davi", eles voltaram às origens.

#1008

Nosso Livro de estudos é a Palavra de Deus, nosso Mestre é o Espírito Santo e nossa sala de aula é a vida. Nosso Senhor pode nos ensinar em casa, ou na assembléia, ou na vida diária. Mas a meta é sempre a mesma - justiça! - conformidade a Cristo.

NEEMIAS 13

Ne 13:1-3 Quando a Palavra do Senhor foi lida, descobriu-se que nenhum Amonita ou Moabita deveria jamais entrar na congregação do Senhor. Assim que escutaram isso, agiram, e se separaram de todo "elemento misto". Não foi a primeira vez que fizeram essa separação. Cerca de 11 anos antes, no capítulo 9:2, eles tinham entendido que tinham se misturado com o mundo ao redor. (Uma das mais bem-sucedidas armadilhas de Satanás é nos levar de volta à amizade com incrédulos). Já mencionamos várias vezes a parede de separação neste livro. Que possamos entender o que isso significa para nós hoje.

Ne 13:4-9 É difícil de acreditar que isso iria acontecer. Eliasibe tinha sido o primeiro a edificar quando o muro foi iniciado no capítulo 3. Ele, um sacerdote, já tinha cedido aquela sala para Tobias; um daqueles ativos inimigos! Neemias ficou tão irado que jogou fora tudo o que pertencia a Tobias e limpou aquela sala e a restaurou ao seu uso adequado. Graças a Deus por homens fiéis!

Ne 13:17 Neemias fala aos nobres, pois eles não se importavam pelo Sábado.

Ne 13:21 Agora ele fala aos mercadores pois eles também falhavam em honrar o Sábado.

Ne 13:25 Mais uma vez ele fala a alguns dentre os Judeus, que haviam tomado esposas, e lhes recorda que essa foi exatamente uma das coisas que levaram o rei Salomão a fracassar de modo tão horrível. Será que Neemias tinha o direito de reprovar tanto? Tinha. Ele estava lutando por aquilo que era certo aos olhos do Senhor. Lembremo-nos de que a Palavra de Deus nos é dada para ser lida e obedecida. Leia Judas 3. Por quatro vezes Neemias orou, "Lembra-Te de mim, Deus meu…" e foram suas últimas palavras.

Subir Voltar