Chapter-a-Day - Jeremias


Norman Berry

Tradução de Mario Persona

#1030

Nosso conhecimento de Deus é medido por nossa obediência a Sua Palavra; e nosso amor por Ele é a medida dessa obediência.

JEREMIAS 1

Os profundos sentimentos de tristeza de Jeremias por seu povo tornam este livro tocante. O Senhor chega a dizer-lhe que o povo não iria escutá-lo. Que difícil tarefa ele tinha! Ele estava muito triste por ver Judá se afastando do Senhor. Ele devia dizer-lhes que o castigo os esperava. Ele os amava profundamente. Seria tão horrível quanto ver uma pessoa assistir uma multidão correndo para a beira de um precipício oculto, e não ser capaz de detê-la. Alguns na multidão até mesmo atiravam pedras contra ele enquanto os avisava.

Seu coração fica partido… Finalmente ele soluça quando os vê morrer. Ele estava tão perto do Senhor que podia sentir o que o Senhor sentia por Seu povo, por isso é como se escutássemos uma reflexão da voz do Senhor neste livro.

Jr 1:2 Embora Josias ainda fosse rei e fizesse o que era certo aos olhos do Senhor, muitos Israelitas iam ao templo e abandonavam seus ídolos, adorando "externamente" o Senhor, mas seus corações continuavam os mesmos. E Deus via seus corações e os avisava dos castigos que viriam. Jeremias, um homem de coração brando, não gostava de fazer isso. Ele tentava se esquivar do que Deus lhe pedia para fazer.

Jr 1:6 Jeremias sabe que o povo não ouvirá a mensagem.

Jr 1:9-12 Mas o Senhor lhe diz que irá colocar as próprias palavras na boca de Jeremias. O Senhor lhe mostra uma "vara de amendoeira" - e uma "panela a ferver", (como uma frigideira). A amendoeira era a primeira a florir. Em Números 17:8 ela deu frutos em uma noite. Isso nos mostra que o Senhor Se apressaria a usar Sua vara para executar aquilo que estava dizendo que iria acontecer.

Jr 1:14 " Do norte se descobrirá o mal…" Esse perigo que estava para vir do norte era o poder do país chamado "Babilônia".

#1031

Abra sua Bíblia regularmente, abra-a em oração, leia com expectativa, viva o que lê com alegria.

JEREMIAS 2

Jr 2:1-4 Deus amorosamente recorda o povo que não Se esqueceu de Seu amor para com ele nos dias passados quando os tirou da terra do Egito! Eles obedeceram e O seguiram!

Jr 2:5-8 O Senhor pergunta que mal Ele havia feito para que se desviassem dEle! Nenhum, evidentemente. Quando chegaram à terra prometida, O desprezaram!

Jr 2:9-17 Depois de tudo o que Deus lhes havia feito, que modo vergonhoso de se comportarem ídolos que não tinham vida.

Jr 2:18-34 Ao invés de aceitarem o castigo merecido do Senhor, eles quiseram descer ao Egito para buscar ajuda! Que comportamento terrível!

Jr 2:35-final Eles tinham o horrenda coragem de dizer que eram inocentes!

#1032

A melhor herança que um pai pode deixar para seus filhos é um exemplo Cristão.

JEREMIAS 3

Encontraremos com frequência as palavras prostituição e adultério neste livro. Deus amou a nação de Israel, e Ele a escolheu para ser Seu próprio povo especial, assim como um homem escolhe uma mulher para ser sua esposa. Mas se uma esposa se desvia de seu marido em busca de algum outro homem, isso é um terrível pecado. E é isto o que Deus está dizendo àquela culpada nação. Ele diz, �Eu te amei, te abençoei, e agora te desvias de mim� - isso é adultério.

Jr 3:4 Vamos guardar este versículo no coração. Que maravilhosa bênção teria sido para nós, se sempre nos voltássemos para o Senhor em busca de cada pedacinho de sabedoria que precisássemos, e deixássemos que Ele nos guiasse sempre, através da Sua Palavra.

Jr 3:10 Mencionamos que havia uma aparência de seguir o Senhor nos dias de Josias, mas o Senhor podia ver seus corações, e aqui Ele diz que eles não estavam com o coração sincero, mas "falsamente" - isto é, apenas fingindo.

Jr 3:13 O Senhor roga a eles que reconheçam sua culpa, pois se assim fizessem, Ele os abençoaria.

Jr 3:14 Mesmo se toda a nação não se arrependesse, o Senhor pede a um ou dois que o fizessem, que se voltassem a Ele e promete abençoá-los. Isso é verdade hoje. O mundo todo é culpado. Não podemos esperar que nosso país ou qualquer outro se arrependa. Mas podemos orar para que "um de uma cidade, e dois de uma geração" possam se voltar para o Senhor de todo o seu coração.

Jr 3:17-22 Deus promete bênção àqueles que se arrependerem e retornarem para Ele. Amanhã, passaremos ao capítulo 7.

#1033

A conversão de uma alma é o milagre de um momento; o crescimento de um santo é o trabalho de uma vida.

JEREMIAS 7

O Senhor continua suplicando ao povo para que volte para Ele. É como um homem que tem uma esposa que o deixou para ir atrás de outros homens.

Jr 7:2 O profeta é instruído aqui a se colocar "à porta da casa do Senhor".

Jr 7:4 Do portão do templo, ele os avisa, que ainda que se gabassem de seu rico templo, e de sua religião, mesmo assim o Senhor podia ver seus corações maus e seus caminhos pecaminosos.

Jr 7:13-14 O Senhor lhes recorda que Ele os havia avisado diversas vezes, mas eles não quiseram ouvir, e por isso Ele avisa com tristeza que aquele mesmo templo do qual eles se gabavam, seria destruído. E isso realmente aconteceu quando o rei Nabucodonosor veio pouco tempo depois.

Jr 7?18 Eles não apenas se desviaram do Senhor, mas adoraram falsos deuses - ídolos, em Seu lugar. Isto com frequência chamado de "adultério" - isto é, desviar-se de Deus que os amava, para seguir falsos ídolos.

Jr 7:25 Apesar de seus muitos anos de culpa e idolatria, Deus continuou a suplicar a eles por meio de seus profetas.

Jr 7:34 Essa era a triste e terrível condição que prevalecia nas cidades de Israel, por causa de seu pecado.

#1034

Não somos ricos pelo que está em nossos bolsos, mas pelo que está em nosso coração.

JEREMIAS 10

Jr 10:1-5 Não se tratava das ideias de Jeremias - tratava-se da Palavra do Senhor. Então, nos versículos seguintes, Ele mostra a loucura de se adorar ídolos - apenas um pedaço de madeira às vezes adornado de prata e ouro.

Jr 10:7,10 Repare Quem é o Senhor!

Jr 10:11-12 Aqui o Senhor recorda o Seu povo de que essas tolices de ídolos não podiam fazer coisa alguma, e que eles próprios acabariam desaparecendo. Mas o Senhor - Ele é Aquele que criou todas as coisas.

Jr 10:23 É como se o Senhor dissesse, "Não é possível para alguém decidir o que fazer em sua vida, sem Mim". Não temos sabedoria para viver para a glória de Deus. A sabedoria não vem de nosso coração, mas da Palavra de Deus.

#1035

Se tivermos a Palavra de Deus em nossa mente, Ele pode colocar as palavras certas em nossa boca.

JEREMIAS 18

Talvez todos saibamos algo sobre como um oleiro transforma o barro em um jarro ou vaso de alguma espécie. Às vezes ele não fica no formato correto, e o oleiro começa de novo. Ele pode fazer o que quiser com o barro. Aqui o Senhor diz a Israel que eles, o Seu povo, são um vaso "estragado" ou arruindado.

Jr 18:8 Se você leu a história de Jonas e Nínive, irá se lembrar de que Deus fez exatamente o que Ele nos diz neste versículo.

Jr 18:12 Apesar da promessa de bênção, a resposta que dão é de que não ouvirão, mas continuarão em seus maus caminhos.

Jr 18:18 Eles começavam a ficar cansados de ouvir as súplicas e avisos de Jeremias, apesar de ele estar lhes falando tão somente a Palavra de Deus. Agora eles começam a planejar atribulá-lo para não precisarem mais ouvir suas palavras.

#1036

Não tente levar as cargas de amanhã com a graça recebida para hoje.

JEREMIAS 21

Neste capítulo, exatamente o que havia sido profetizado no início do livro começa a acontecer. O poderoso Rei Nabucodonosor, da Babilônia, vem para destruí-los.

Jr 21:4-5 Agora era tarde demais. O inimigo estava às portas, e o Senhor diz que Ele próprio irá lutar contra Israel, e que a cidade será tomada.

Jr 21:8 Aqui está algo para ser lembrado, "o caminho da vida" e "o caminho da morte". E é o Senhor quem anuncia a mensagem.

Jr 21:9 Leia este versículo com atenção. Se quisessem viver, eles deviam se sujeitar ao inimigo e sair para se render. Se quisessem morrer, deviam se recusar a sair e permanecer na cidade culpada.

#1037

Minha resistência em mudar uma área de minha vida que esteja inconsistente com a vontade de Deus irá me endurecer para as próximas súplicas que o Espírito me fizer.

JEREMIAS 26

O Rei Josias morreu e seu filho Jeoiaquim é o novo rei.

Jr 26:2 O Senhor diz a Jeremias que permaneça na entrada da casa do Senhor, e ele ouve que não deve omitir nem uma só palavra dos avisos dados pelo Senhor.

Jr 26:8-9 Quando ele termina sua mensagem, os sacerdotes, os profetas e todo o povo ficam tão irados que planejam matar Jeremias! Pobre Jeremias. Ele está só.

Jr 26:10 Mas o Senhor tem Seu olhar sobre Seu servo fiel, e envia os príncipes para protegerem Jeremias.

Jr 26:12-15 O destemido Jeremias fala palavras fiéis pelo Senhor.

Jr 26:16 O Senhor cuidava desse homem fiel. Ele está pronto para morrer como disse a eles no versículo 14.

Jr 26:24 Aqui Deus nos diz o nome daqueles que permaneceram com Jeremias e o defenderam quando outros queriam entregá-lo à morte.

#1038

Não há perigo de nos conformarmos com o mundo fora de nós se estivermos completamente submissos ao Espírito de Deus dentro de nós.

JEREMIAS 29

Nos capítulos anteriores, o Senhor levou adiante Suas palavras de aviso. Judá foi levado cativo para a Babilônia. Jeremias escreve esta carta a eles. Não há dúvida de que eles pensavam com freqüência em sua própria terra na Palestina, e ficavam pensando por que teriam que se sujeitar aos governantes da terra onde foram mantidos cativos. Podemos ver aqui a resposta de Deus a esta pergunta.

Jr 29:10 Mais uma vez o Senhor lhes recorda que após 70 anos Ele permitiria que voltassem à sua própria terra. Que bondade dizer a eles o número dos anos!

Jr 29:21 Repare mais uma vez que o Senhor nomeia especificamente aqueles que se recusaram a aceitar Sua Palavra e se rebelaram contra Ele. Ele vê e conhece o coração de cada um e se alguém rejeita a Sua Palavra, - que terrível castigo!

Jr 29:24-final Semaías fingiu ter uma mensagem do Senhor, mas estava na verdade pregando a rebelião contra o Senhor.

#1039

A vontade de Deus nunca colocará você onde a graça de Deus não possa sustentá-lo.

JEREMIAS 30

Este capítulo traz dois pensamentos. Primeiro, Deus estava dando a eles uma promessa de que iria levá-los de volta para sua terra. Lemos ontem que Jeremias devia dizer-lhes o tempo que se passaria antes que isso acontecesse. Mas, em segundo lugar, Deus disse a Jeremias para dizer ao povo acerca de um evento ainda maior que ocorreria em um futuro distante… Todas as tribos de Judá e Israel iriam ser levadas de volta para a terra. Esse evento ainda não ocorreu. E nem ocorrerá, sem que antes o Senhor venha no céu e chame a todo crente, morto e vivo, para que suba com Ele para o céu. Você é um crente no Senhor Jesus Cristo? Então você será um daqueles que ouvem a Sua voz e que estarão com Ele para sempre.

Jr 30:4-7 Mas, há algo mais. Antes que o Senhor os leve de volta, um terrível juízo cairá sobre o povo, conhecido como a grande tribulação.

Jr 30:8-11 Ele diz aos fiéis para que não temam.

Jr 30:12-15 Uma palavra para os incrédulos. O castigo é por terem persistido na desobediência… por isso eram "incuráveis".

Jr 30:16 Refere-se às nações que odiaram Israel e a castigaram.

Jr 30:17-final. Ele volta ao assunto da bênção que receberão nos últimos dias.

#1040

É verdade que o dinheiro é o passaporte universal para qualquer lugar exceto o céu, e o provedor universal de tudo, exceto felicidade. (Pv 18:11).

JEREMIAS 31

Jr 31:1-3 Agora o Senhor fala de Si. Que Deus amoroso!

Jr 31:4-30 Aqui vemos que não somente as tribos de Judá e Benjamim (elas estão de volta à terra desde 1948), mas todas as outras 10 tribos que continuam espalhadas e desconhecidas, deverão ser também chamadas de volta.

Jr 31:31-final. Maravilhosas promessas para o Milênio. Mas, repare que o próprio Senhor estará ali com eles. A nova aliança (ou concerto) será feita com Israel, não pela guarda da lei, mas em razão da morte do Senhor Jesus na cruz, Deus irá perdoar seus pecados. Aqueles que crerem nEle serão os únicos a entrar no Milênio. Todos os que nascerem durante esses 1000 anos serão crentes (vers. 33, 34).

Jr 31:36,37 Repare os "se". Se o céu pudesse ser medido, então Suas promessas não seriam mantidas! Impossível!

#1041

Precisamos ser encorajados a pensar em termos de perspectivas eternas.

JEREMIAS 32

Jr 32:3 Pobre Jeremias, foi tão odiado por dizer ao povo o que o Senhor lhe havia dito, que o colocam na prisão. Mas é bom reparar que ele fica firme, como se nada tivesse acontecido. Por que? Porque ele cria em Deus. (Veja como o apóstolo Paulo chama a si mesmo em Ef 4:1). Assim era Jeremias! Feliz por ser um! Mas repare o versículo 4.

Jr 32:6-12 Ele é instruído a comprar um pedaço de terra.

Jr 32:14-15 As escrituras da propriedade deviam ser conservadas para o futuro. Mais tarde eles descobririam que tudo isso tinha sido profetizado!

Jr 32:17 Jamais nos esqueçamos deste versículo… e da pergunta no versículo 27. O restante do capítulo nos mostra que (1) Deus deu a Israel a terra prometida, (2) Eles desobedeceram a Deus, (3) Eles foram castigados por isso, (4) Todavia Deus (por causa da morte de Cristo por seus pecados) irá levá-los de volta e Cristo será Rei sobre eles em prosperidade, poder e felicidade.

#1042

É mais fácil se entusiasmar do que obedecer.

JEREMIAS 33

A profecia prossegue no futuro (ainda não aconteceu) quando o Senhor Jesus voltará. Ele é descrito como o Renovo de justiça, e a descendência do Rei Davi (vers. 15). Nos versículos 6-8, Deus está dizendo 7 vezes o que fará. Que maravilhosas promessas!

#1043

Quando manifestamos justiça prática, estamos provando ter uma fonte de vida nova.

JEREMIAS 34

Todos os que tinham escravos Hebreus tinham feito um acordo com Zedequias e os libertaram. Mas depois tomaram as mesmas pessoas e as escravizaram novamente. Jeremias está muito irado com isso, e diz que serão castigados pelo que fizeram. Não é exatamente o que acontece às vezes com os Cristãos? O Senhor Jesus nos deu libertação de nossos pecados e do mundo, e então voltamos para as coisas mundanas, e Satanás nos atrai para fazermos coisas que nos torna outra vez como escravos.

#1044

Nunca conhecemos corretamente a verdade até que a conheçamos sem sua própria relação com outras verdades.

JEREMIAS 35

Lemos da fidelidade desse povo Gentio, os Recabitas. Deus havia prometido abençoá-los e a seus descendentes. Eles são descendentes de Recabe e dos Queneus (1 Crônicas 2:55, Gentios). É muito interessante lermos na Enciclopédia que há pessoas no deserto hoje que afirmam ser Recabitas.

#1045

Não "tome" algum tempo para orar, mas "crie" tempo para oração.

JEREMIAS 36

Jeremias ordenou a um homem, um escritor, Baruque, que escrevesse esta profecia do que Deus iria fazer mais tarde ao castigar Jerusalém. Ele devia escrever isso em um pergaminho. Quando isso foi lido para o rei Jeoiaquim, ele o cortou e jogou no fogo. Então tentou prender Jeremias e Baruque. Mas Deus viu tudo isso acontecendo, e os escondeu. Outro pergaminho foi obtido e toda a profecia foi escrita outra vez. O mesmo acontece hoje. As pessoas colocam suas Bíblias em uma gaveta e se esquecem dela. Mas Deus vê isso também. Assim Baruque escreve tudo outra vez!

#1046

Tanto Jônatas como Saul tinham uma espada. Apenas Jônatas tinha coragem de usá-la. 1 Samuel 13

JEREMIAS 37

O rei Zedequias continua desobediente a Deus; mas dá um show de pretensão. Ele consegue um pouquinho de alívio da guerra com Babilônia, mas isso lhe dá a esperança de que talvez eles iriam embora. Por isso pede a Jeremias que fale ao Senhor e escute o que Ele diz. (Parece bom!) Ele espera que o Senhor não os castigue. Isso só demonstra o quão longe de Deus ele estava. Os príncipes acusam Jeremias de se aliar com o inimigo, pois ele tinha dito que o castigo estava chegando. Por isso o colocam na prisão. Zedequias, provavelmente por razões de consciência, livra Jeremias da prisão. Mas ele estava muito fraco para confessar seus pecados e obedecer ao Senhor.

#1047

A vida de sua alma é a fé. A saúde de sua alma é o amor.

JEREMIAS 38

Jr 38:2 As coisas ficam piores para Jeremias. Deus disse que qualquer um que ficasse em Jerusalém morreria, mas aqueles que fossem com o inimigo viveriam. Os príncipes ficam tão irados, que pedem ao rei que mate Jeremias.

Jr 38:5,6 Jeremias é lançado no calabouço. Alguns homens fiéis procuram ajudá-lo. Deus é um Deus de detalhes. Seu caminho é perfeito. A própria prisão se torna um lugar de segurança para Jeremias. Deus queria que Ebede-Meleque escutasse uma mensagem, por isso Ele a envia através de Jeremias. Que encorajamento isso deve ter sido para ele.

#1048

Se quisermos saber mais sobre Jesus, devemos deixar todo compromisso com o pecado.

JEREMIAS 44

Temos a terrível confusão e o pecado que existia entre aqueles que insistiam em permanecer em Jerusalém quando Deus lhes havia dito que saíssem. O resultado foi que acabaram espalhados e receberam o castigo de que Deus lhes havia falado antes. Não havia indicação de que alguém tivesse se arrependido. Eles pedem a Jeremias que pergunte ao Senhor, mas não O obedecem quanto chega a resposta.

#1049

A imoralidade segue a idolatria. Romanos 1:20-25

JEREMIAS 52

Jr 52:1-3 O Rei Zedequias ficou em Jerusalém, rebelando-se contra o rei de Babilônia.

Jr 52:4 Nove anos mais tarde, o inimigo voltou com todo o seu exército e cercou a cidade durante 2 anos.

Jr 52:6,7 A fome agora prevalece, os homens de guerra tentam escapar, mas fracassam.

Jr 52:8-11 O terrível juízo de Deus cai sobre Zedequias, seus olhos são arrancados, e ele é levado para a Babilônia.

Jr 52:12,13 O grande templo do Senhor é queimado, junto com o muro da cidade.

Jr 52:15 Que final até para os mais pobres do povo.

Jr 52:17-23 Os vasos da casa do Senhor são todos levados para a Babilônia. Por que toda essa destruição? Simplesmente porque o reino de Judá, desde o rei até os mais pobres, tinha abandonado sua fé no Deus que os amou, mas Sua santidade exigia esse castigo. Que a leitura deste Livro crie em nós um efeito de sobriedade.

Sumário: Israel, apesar de toda a bondade de Deus, O abandonou e se voltou para a Idolatria. Por isso Deus entregou o governo do mundo aos Gentios. Permanece assim até hoje. Mas sabemos que Deus encontrou uma maneira de abençoar Israel e o mundo no futuro, e isso ao dar o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para ser um sacrifício na cruz! Assim Deus pode ser justo e certo em perdoar os pecados de cada um, sim, de todos os que colocarem sua confiança em Cristo.

Subir Voltar