Chapter-a-Day - Efésios


Norman Berry

Tradução de Mario Persona

#381

Precisamos de uma vontade quebrada, confiança em Deus, comunhão com Aquele que sofreu por nós, a fim de podermos nos gloriar nos sofrimentos.

EFÉSIOS 1, Vers. 1-8

O livro do Antigo Testamento que acabamos de deixar nos deu figuras dos ensinos do livro do Novo Testamento que agora iniciamos. Hoje podemos aprender a imensa lição de que ao crente foram dadas todas as bênçãos que ele poderá receber (no próprio céu). Nós as temos agora. Mas só iremos desfrutar delas se escutarmos a Deus, e vivermos em nossa vida diária as coisas que já aprendemos e compreendemos. Então, e só então, o Espírito de Deus irá nos ensinar mais das glórias de Cristo (Lc 8:18). Josué 1:3 não diz "… vo-lo darei". O que diz é a chave para se entender Efésios. Vamos ter o gozo de nossas bênçãos se aprendermos este ponto. Não é algo que aprendemos intelectualmente. As Escrituras nunca podem ser verdadeiramente aprendidas com o cérebro. É sempre por meio da consciência.

Ef 1:1-14 A mais elevada verdade de toda a Bíblia. Repare que os verbos no passado são usados cerca de dez vezes. Os versículos 3-6 são a obra de Deus Pai; 7-12 a obra do Senhor Jesus e 13-14 a obra do Espírito Santo. Repare que cada seção termina com louvor e glória!

Ef 1:3 A posição na qual cada crente verdadeiro no Senhor Jesus Cristo está, quer ele entenda e desfrute disso, quer não. Foi isso que Deus fez. Por isso só temos que agradecer-Lhe, e é isso que significa "abençoado".

Ef 1:4 Todo crente foi escolhido em Cristo antes que o mundo fosse feito! Tão somente creia, e você agradecerá a Ele. Isso aconteceu no passado.

Ef 1:5 Ele nos escolhe para a adoção em Sua família. Isto está no presente.

Ef 1:6 Cristo, mesmo como Homem, foi aceito no céu. Somos aceitos nEle.

Ef 1:8 Deus tornou conhecidos a nós todos estes segredos.

#382

A verdade revelada na Palavra leva a alma a Deus, pois Ele tem Se revelado em Sua Palavra.

EFÉSIOS 1, Vers. 9-23

Ef 1:10 Isto é futuro. Tudo isso se encaixa perfeitamente com aquilo que Ele irá fazer no final… toda a criação (corrompida por Satanás e pelo pecado) irá ser restaurada a uma doce unidade, e a Cabeça de tudo é Cristo.

Ef 1:12

Tudo isso foi feito por nós, para que cantássemos Seus louvores para sempre.

Ef 1:13-14 E todo crente, após haver crido, recebeu um selo, um carimbo colocado sobre si. Trata-se do Espírito Santo. Ele permanece em cada crente para sempre. Ele é o penhor (promessa) dado por Deus até que Jesus venha nos buscar, e transforme nosso corpo para torná-lo adequado para o céu, na presença de Deus.

Ef 1:15-23 Paulo nos conta o que orou em duas ocasiões neste livro. A primeira é esta, a segunda está no terceiro capítulo. Gosto de chamar a primeira de oração "depois", e a segunda de oração "AGORA". A primeira leva nossos pensamentos para o futuro na glória. Você verá nesta oração que os pensamentos de Paulo sobem direto ao céu. Deus tem o título de DEUS de nosso Senhor Jesus Cristo; porque Cristo é visto lá como o HOMEM glorificado, que desceu à terra, sofreu a morte e ressuscitou. A igreja (todos os crentes) é vista como a "plenitude dAquele que cumpre tudo em todos". É uma oração breve, porém que tem muito em si.

Ef 1:22-23 A igreja é o corpo de Cristo. É formada por cada crente nEle. Apenas pare para pensar no fato de que o Senhor Jesus não está completo sem nós.

#383

A ansiedade não esvazia o amanhã de suas tristezas; apenas esvazia o hoje de sua força.

EFÉSIOS 2

Ef 2:1-3 Todos nós estávamos mortos em pecados para com Deus, tanto Gentios como Judeus. (Mas a todos os crentes Deus deu vida. "Vivificados" significa que receberam vida).

Ef 2:4-7 Tanto os crentes Judeus como Gentios são agora um em Cristo (não estando com Ele ainda). Deus fez tudo isso para mostrar Sua enorme graça para conosco em Cristo Jesus nos séculos vindouros.

Ef 2:8-9 Fomos salvos pela fé (crendo). E então segue explicando que até mesmo a fé (a habilidade para crer), é um dom também. Isto é provado pelo versículo seguinte, que nada vem de nós. Tudo vem de Deus. Estes dois capítulos estão contando o lado de Deus da história da salvação. Nada tem a ver com nossa responsabilidade. Lembre-se disto.

Ef 2:10-13 Pois somos feitura sua. Por que? Para podermos viver nesta Terra de modo a agradá-Lo. Éramos Gentios ou Judeus antes de sermos salvos. Naquele tempo estávamos separados de Cristo, totalmente longe dEle, e sem qualquer direito a qualquer ajuda ou bênção. Mas agora estamos em Cristo Jesus; introduzidos neste lugar de proximidade pelo sangue de Cristo.

Ef 2:14 Em Cristo, todos os crentes estão unidos.

Ef 2:19-22 Todos os crentes estão agora em uma única família, uma casa. Somos edificados sobre os apóstolos e profetas do Novo Testamento, sendo o próprio Jesus Cristo a pedra de esquina. Em Cristo, todo esse edifício se encaixa perfeitamente e cresce para ser um templo santo, ou habitação de Deus.

#384

Tão certo como Deus pode colocar Seus filhos na fornalha, Ele também estará na fornalha com eles.

EFÉSIOS 3

O mistério é um segredo que Deus guardou em Seu coração até haver contado a Paulo! Este segredo é que Deus providenciaria uma noiva para Seu Filho amado, o Senhor Jesus.

Ef 3:6 O mistério está dividido aqui em três coisas. (a) Que os Gentios seriam herdeiros (uma pessoa que herda algo) com os Judeus. (b) Que eles e os Judeus que crêem estão em um corpo. (c) Que eles compartilhariam juntos das promessas feitas por Deus em Cristo no Evangelho.

Ef 3:7-13 A Paulo havia sido dada a maravilhosa obra de tornar conhecido o evangelho, as boas novas de Deus. Para falar das inescrutáveis riquezas de Cristo!

Ef 3:14-21 Então chegamos à segunda oração de Paulo - a oração "AGORA". Escutemos o que ele disse. Para começar, ele inicia de modo diferente, "Pai de nosso Senhor Jesus Cristo". Por que? Porque o Senhor Jesus está ali como o Filho de Deus. A ênfase aqui está na intimidade de comunhão, e em nosso AGORA estar "cheio de toda a plenitude de Deus" (vers. 19). É Deus nos enchendo AGORA com Ele mesmo. Esta proximidade é impressionante, porém real. O vers. 16 nos diz que somos fortalecidos com poder pelo Seu Espírito que AGORA está em nós. "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações" AGORA.

Ef 3:17 Estamos "arraigados e fundados em amor" AGORA. Estamos dentro de um cubo, "a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" com Deus AGORA. Conhecemos "o amor de Cristo, que excede todo o entendimento" AGORA.

Ef 3:19 Ele "fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" AGORA.

Ef 3:20 "Segundo o poder que em nós opera" AGORA. Isto causa em você um transbordar de ações de graças e louvor, dando glória a ELE AGORA? (vers. 21).

#385

Existe uma preparação da alma que deve preceder a recepção de qualquer verdade em poder.

EFÉSIOS 4, Vers. 1-7

Agora Paulo volta para onde ele falava de si mesmo como prisioneiro (3:1).

Ef 4:2-3 Se andamos humildemente, mansamente, pacientemente, suportando uns aos outros, porque amamos uns aos outros, então poderemos guardar a unidade do Espírito. Essa unidade do Espírito não é a unidade do corpo. Deus guarda a unidade do corpo. Mas devemos fazer tudo o que pudermos para guardar a unidade de comunhão. Não a estabelecemos, mas a mantemos. Satanás tem conseguido criar várias denominações que chamam a si mesmas de Cristãs. E pode haver verdadeiros cristãos nelas, mas o Espírito de Deus não poderia guiar dois crentes a duas comunhões diferentes. Deus estaria deste modo confundindo as pessoas. O Espírito de Deus quer reunir todos os crentes em redor de um único Centro. E este Centro é Cristo. Como podemos encontrar este Centro? Do mesmo modo como quando fomos salvos. Nós rendemos nossa vontade e nossas próprias ideias de bondade própria. Então o Espírito de Deus irá nos reunir a Cristo.

Ef 4:4-6 Há três círculos aqui. O primeiro no versículo 4. Dentro deste círculo estão apenas os verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo… Nascer de novo é a porta para entrar neste círculo. O segundo círculo está no versículo 5. Dizer "Sou Cristão" não me torna Cristão. Este círculo é formado de verdadeiros crentes e também daqueles que apenas dizem que são. Em outras palavras, neste círculo há os que apenas professam e os que realmente possuem. O batismo é a porta para este círculo. O terceiro está no versículo 6 e inclui todas as pessoas do mundo. Nascer como um bebê é a porta para entrar nele. O final do versículo 6 nos leva de volta aos crentes.

Ef 4:7-16 Todo crente pode fazer algo para o Senhor. E a graça e a habilidade para fazer isso são concedidas a todos. O Senhor Jesus dá estes dons aos crentes para ajudá-los.

#386

Aquele que é perfeita luz, sempre habitando na luz, suportou três horas de indizíveis trevas, para que nós que habitávamos nas trevas pudéssemos ser introduzidos em Sua gloriosa luz.

EFÉSIOS 4, Vers. 8-22

Ef 4:8-10 Uma citação do Salmo 68:18, imagine só! O Senhor destruiu totalmente o poder de Satanás, e subiu ao céu como Homem, tornando-se o inimigo agora um cativo Seu. Agora Ele pode conceder dons ao Seu Corpo, a igreja.

Ef 4:11-16 Estes dons são pessoas. Normalmente, uma pessoa não tem mais que uma função. Estes dons continuam até que a igreja seja levada para o céu. Alguns Cristãos aceitam cargos para fazer coisas que exigem quatro ou cinco habilidades, o que as Escrituras nunca dizem pertencer a uma só pessoa.

Ef 4:17-19 Um aviso para não se viver como vivem os incrédulos. Então vem uma descrição do que é realmente a vida do incrédulo.

Ef 4:20-21 Nossa vida deve mostrar que somos crentes verdadeiros.

Ef 4:22-32 Diversas coisas que não devemos fazer.

#387

É melhor lutar contra a maré, que seguir a correnteza junto com o mundo.

EFÉSIOS 5

Ef 5:1-2 Deus e Cristo são colocados diante de nós como Exemplos. Mas repare o contraste que se segue.

Ef 5:3-5 É difícil crer que nós crentes podemos afundar tanto. Mas Deus nos conhece melhor do que nós mesmos.

Ef 5:10-21 Diversos avisos e encorajamentos. Do versículo 22 ao 9 do capítulo 6 há instruções importantes para cada tipo de pessoa.

Ef 5:14 Nós, os crentes, devemos acordar. Os "mortos" são os incrédulos ao nosso redor. Cristo então resplandecerá sobre nós.

Ef 5:16 Não dispomos de muito tempo para viver para o Senhor.

Ef 5:22-32 Agora Deus nos dá perfeitas instruções para um matrimônio.

Ef 5:22-24 As esposas devem ser submissas, devem se adaptar a seus próprios maridos.

Ef 5:25-33 Os maridos devem amar suas esposas, e para isso é dado o exemplo.

Ef 5:32 O matrimônio é uma figura do mistério, isto é, do Senhor e Sua noiva (nós, os que cremos).

#388

O fato de eu procurar me livrar da tribulação demonstra que ainda necessito dela.

EFÉSIOS 6

Ef 6:1-3 Os filhos devem fazer tudo aquilo que seus pais lhes dizem para fazer, desde que não seja algo que as Escrituras proíbam. (Isto se aplica às esposas nos versículos 22-24 do capítulo 5).

Ef 6:4 Os pais não devem provocar ou irritar seus filhos para que não se irem. Mas devem criá-los com ternura, indicando-lhes Cristo.

Ef 6:5-9 Os servos (escravos naqueles dias) devem ser obedientes a seus senhores, como se fizessem tudo para o Senhor. Os mestres devem retribuir a bondade.

Ef 6:10 Instruções para uma perfeita proteção, colocando-se a armadura de Deus.

Ef 6:11-19 Ela nos protege das artimanhas de Satanás para nos enganar. Ele nos engana até fazendo-nos pensar que não precisamos disso. Nossa luta é contra o mal espiritual em suas diversas formas. Conseguiremos AGUENTAR se a utilizarmos!

Ef 6:14 Uma boa consciência.

Ef 6:15 Nosso andar irá nos preparar para falarmos àqueles que se encontram perdidos.

Ef 6:16 Confiança no favor de Deus, que é onde todo crente está firmado.

Ef 6:17 Usando a Palavra de Deus para proteger nossos pensamentos. A espada é como a Palavra de Deus. Serve tanto para o ataque como para a defesa.

Ef 6:23-24 Paz, amor e graça… as possessões do crente!

Subir Voltar