Chapter-a-Day - Ageu


Norman Berry

Tradução de Mario Persona

#1009

Qual é a prova de que eu realmente sou um estudante da Palavra do Deus vivo? É que estou crescendo em justiça, fé e amor, em paz. 2 Timóteo 2:22

AGEU 1

Nosso terceiro livro nesta mesma área… quando alguns Judeus voltaram a Jerusalém para estar onde o Senhor queria que todo o Israel estivesse. Em Esdras você leu sobre todas as coisas que aconteceram e também o que eles fizeram em seu trabalho. Este livro de Ageu nos fala das coisas que o Senhor viu nos corações dessas mesmas pessoas nessa mesma época. Interessante, não? Isso explica muitas coisas sobre nós quando olhamos sob a superfície de nossas circunstâncias para nosso estado de espírito. Apesar de terem começado a reconstruir o templo (não o muro), pouco depois eles se cansaram, e isso por causa da oposição, começando a trabalhar em suas próprias casas. Que Cristo possa ser a atração de nosso coração, e se assim for, não reduziremos a intensidade de nossa devoção a Ele.

Ag 1:1 Ageu foi o homem a quem o Senhor deu uma mensagem para entregar a Zorobabel (você se lembra dele nos dois livros anteriores?)

Ag 1:2 Quando o povo voltou à sua terra, o templo estava em ruínas, e eles passaram a trabalhar para reconstruí-lo. Mas depois de algum tempo tornaram-se descuidados, e o trabalho parou. Assim Deus levanta um profeta que insiste para que voltem ao trabalho, mas eles dizem que não é o momento certo.

Ag 1:4 O Senhor repara que o povo estava vivendo confortavelmente em suas casas forradas.

Ag 1:5 Aí estava a raiz do descuido deles.

Ag 1:6, 9, 11 O Senhor controla cada uma de suas circunstâncias. Se Ele não ajudar, não importa o quanto de energia nós usamos.

Ag 1:13 Contraste. Podemos contar com o Senhor para abençoar quando Lhe obedecemos. Mas às vezes tentamos usar o Senhor como uma conveniência para nossos motivos egoístas, e então nos espantamos de estar tão pobres espiritualmente, e ficamos sem entender a Palavra do Senhor. O "mensageiro do Senhor" falou a "mensagem do Senhor". Use a Palavra de Deus quando falar às pessoas. Há poder nela. Se você olhar em Mateus 1:12 e 16, verá quem é esse Zorobabel! Que milagre! Esse homem não sabia que sua fidelidade seria registrada o livro eterno de Deus. Tampouco ele sabia que seria o ancestral do Senhor Jesus como Homem neste mundo.

#1010

Você tem apenas uma oportunidade de fazer a Sua vontade; portanto dê a Jesus todos os seus dias. É a única vida que você entende que não tem mais do que uma vida.

AGEU 2, Vers. 1-9

Ageu viveu por volta da mesma época da primeira metade do livro de Esdras. A diferença interessante é que Esdras fala dos adversários (4o. capítulo) mas não fala da condição do coração do povo; enquanto Ageu fala do estado de espírito do povo e não dos adversários. O Senhor permite as circunstâncias a fim de atrair nossas almas para mais perto dEle. Então nós entendemos.

Ag 2:3 O Senhor lhes faz recordar da glória da primeira casa; mas no versículo 7, Ele lhes fala da glória futura "desta casa".

Ag 2:4-5 Maravilhosas promessas. Ele lhes diz para serem fortes e, melhor ainda, lhes diz por que deviam ser fortes… "Sou convosco". Vale a pena abrir em Ef 6:10.

Ag 2:6-9 Eles podiam olhar adiante e enxergar um grande futuro na Terra… mas nós olhamos para o céu! Fp 3:13, 20. Nesta primeira mensagem, o Senhor encoraja os líderes a olharem para o Senhor, não para as circunstâncias.

#1011

Cada necessidade nossa nos traz o amoroso ministério do Senhor. Ele esteve com Maria em sua tristeza. Ele esteve com Simão em seu desespero. Ele esteve com Cléopas em suas dúvidas. João 11:28, Lucas 24:34, 24:15.

AGEU 2, Vers. 10-23

Ag 2:10-17 Deus explica por que eles não foram bem sucedidos em seu trabalho. Estavam em uma má condição espiritual. Uma mensagem que vale para nós. Precisamos estar pedindo sempre a Deus por uma consciência maleável. Quando nos tornamos descuidados, perdemos nossa habilidade de entender as coisas espirituais, e vagamos cada vez mais longe. Quando temos uma consciência maleável, Deus permite que vejamos algumas das coisas que estamos descuidando em nossa vida. Se as confessamos e deixamos, então começamos a aprender um pouco mais. Crescemos espiritualmente passo a passo.

Ag 2:12-13 Não nos limpamos por estarmos associados àquilo que é limpo, mas somos turvados (contaminados) pela associação com o que é impuro. É bom nos lembrarmos disso.

Ag 2:1-19 Se existir um coração puro para com Deus, Ele nos abençoará em nossas almas.

Ag 2:20-23 Não devemos tentar endireitar o mundo. Reverentemente falando, se Deus não endireitou o mundo, tampouco podemos fazê-lo. Aqui vemos o futuro… o juízo está chegando.

Ag 2:23 Zorobabel se torna uma figura de Cristo. Ele era a garantia (promessa) de que Cristo viria. "Far-te-ei como um anel de selar"; compare isto com o selo de Jeremias 22:24.

Subir Voltar