MORRISH BIBLE DICTIONARY

Alianças

ALIANÇAS

Traduzido de MORRISH BIBLE DICTIONARY

Deus faz Suas alianças por conta própria, sem consultar o homem. Com Noé Deus fez uma aliança de que não voltaria a destruir o mundo com um dilúvio, e como garantia daquele concerto Ele colocou o arco-íris nas nuvens (Gênesis 9:8-17). Este tipo de aliança assume a forma de uma promessa incondicional. Assim foi a aliança que Deus fez com Abraão, primeiro para com sua posteridade biológica em Gênesis 15:4-6 e depois no sentido de seu descendente, Cristo (Gênesis 22:15-18). A Abraão Deus também deu a aliança da circuncisão (Gênesis 17:10-14; Atos 7:8), um selo da justiça da fé (Romanos 4:11).

A aliança com os filhos de Israel no Monte Sinai, por outro lado, foi condicional: se eles fossem obedientes e guardassem a lei, seriam abençoados; mas se fossem desobedientes, eles seriam amaldiçoados. (Deuteronômio 27, 28).

Na Epístola aos Gálatas o apóstolo argumenta que "a promessa" feita por Deus, "o testamento (concerto) anteriormente confirmado por Deus em Cristo", não podia ser afetada pela lei que foi dada 430 anos depois (Gálatas 3:16,17). Tendo a promessa sido feita através de Cristo, o apóstolo podia acrescentar, a respeito dos crentes gentios, que "se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa". (Gálatas 3:29).

A NOVA ALIANÇA Esta é uma aliança incondicional que Deus declarou que iria fazer com as casas de Judá e Israel: colocaria Suas leis em suas mentes e as escreveria em seus corações; Ele seria seu Deus, e perdoaria sua maldade e nunca mais se lembraria de seus pecados (Jeremias 31:31-34). O fundamento disso foi lançado na cruz. Isso fica às vezes obscuro em algumas versões que não são traduzidas de forma uniforme. Às vezes aparece como �testamento�, outras como �concerto� ou �aliança�.

Por ocasião da instituição da ceia do Senhor o Senhor referiu-se ao Seu sangue como �o sangue da nova aliança� (Mateus 26:28; 1 Coríntios 11:25); e �Ele é o mediador da nova aliança� (Hebreus 9:15; Hebreus 12:24). Disso deduzimos que embora essa aliança com Israel ainda seja futura, é sobre o princípio que a rege, isto é, o princípio da graça soberana, que Deus está agindo hoje enquanto estabelece os termos sobre os quais trata o Seu povo, sendo o Senhor Jesus o Mediador, por intermédio de quem todas as bênçãos ficam asseguradas.

Veja Romanos 5:1-10 e 2 Coríntios 3 onde Paulo fala de si mesmo e daqueles com ele como �ministros de um Novo Testamento", não da letra que mata, mas do Espírito que vivifica (2 Coríntios 3:6).

Traduzido de Morrish Bible Dictionary

^
Topo