João 20-21

João 20-21

Nas três manifestações finais do Senhor em ressurreição no Evangelho de João encontramos outra figura dos desígnios dispensacionais de Deus.

A primeira destas cenas aparece no cenáculo ou andar superior (João 20:19-23; Atos 1:13; 20:8). Trata-se da cena que representa a assembleia cristã. Observamos nela diversos elementos que identificam o verdadeiro Cristianismo:

• Eles estão congregados “no primeiro dia da semana” (João 20:19; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2).

• Eles mantêm sua separação dos judeus (Judaísmo) — “cerradas as portas” (João 20:19; Hebreus 13:10).

• O Senhor foi visto “no meio” (João 20:19; Mateus 18:20).

• Ele ministrou “paz” e felicidade a eles (João 20:19; 1 Tessalonicenses 1:6).

• Eles foram comissionados a pregar o evangelho — “Eu vos envio a vós” (João 20:21; Lucas 24:47).

• Eles receberam o “Espírito Santo”, por meio do qual estavam conectados com o Senhor em vida ressurreta (João 20:22; 1 Tessalonicenses 4:8).

• Eles receberam poder para “perdoar” e para “reter” pecados na esfera administrativa (João 20:23; 1 Coríntios 5:4, 12-13; 2 Coríntios 2:6-11).

A segunda cena da ressurreição, em conexão com Tomé, representa a conversão do remanescente judeu em um dia vindouro (João 20:24-31). Enquanto os dez apóstolos experimentavam a maravilhosa experiência de vir o Senhor em seu meio, Tomé estava ausente e permanecia na incredulidade. Tomé disse “de maneira nenhuma o crerei” (João 20:25). Ele é uma figura dos judeus atualmente; enquanto os cristãos estão desfrutando de suas bênçãos com Cristo, os judeus estão fora de tudo isso em uma cega incredulidade.

Após oito dias o Senhor apareceu mais uma vez no meio dos Seus e mostrou Suas mãos e Seu lado a Tomé, dizendo a ele: “Não sejas incrédulo, mas crente” (João 20:27). De maneira similar o Senhor aparecerá para o remanescente de judeus e mostrará a eles as marcas do Seu sofrimento e morte. Deus irá então derramar sobre eles “o espírito de graça”, e eles olharão para Ele, “a quem traspassaram” (Zacarias 12:10; João 19:37). Quando Tomé viu a evidência da morte do Senhor, exclamou a Ele: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). O remanescente de judeus fiéis no futuro irá reconhecer o Senhor da mesma maneira, dizendo, “Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor” (Isaías 25:9).

A terceira cena da ressurreição ocorre no mar de Tiberíades. Trata-se de uma figura do remanescente de Israel sendo restaurado ao Senhor, e então sendo usado para levar bênção às nações gentias durante o Milênio (João 21:1-25). Ela começa com Pedro e os discípulos que foram pescar no mar, e passam pela experiência de testemunharem do poder e graça do Senhor manifestados a eles por meio de uma enorme quantidade de peixes. Trata-se de outra figura da manifestação do Senhor aos judeus em Sua vinda. Então eles, assim como João aqui, dirão: “É o Senhor!” (João 21:7a; Isaías 25:9). E, assim como Pedro, que se lançou ao mar para chegar até o Senhor, o remanescente será atraído ao Senhor (João 21:7b; Os 6:1-2). “Os outros discípulos”, que são uma figura do remanescente das dez tribos, seguiram Pedro até onde o Senhor estava. Eles trouxeram com eles “a rede cheia de peixes” que haviam tirado do mar. Isto é uma figura da conversão dos gentios no início do Milênio (Apocalipse 7:9; Isaías 60:1-16; Zacarias 8:23). O número de peixes que havia na rede era de “cento e cinquenta e três” (João 21:11). É interessante e significativo que os primeiros capítulos de Gênesis dividem toda a espécie humana em 153 tribos e povos e nações! Agora aqui vemos uma figura de todas aquelas nações e tribos (“peixes”) sendo trazidas ao Senhor.

Então o Senhor restaurou publicamente a Pedro e o comissionou para um trabalho a ser feito com Suas ovelhas (João 21:15-19). Isto nos fala do Israel restaurado sendo usado pelo Senhor para apascentar e ensinar as nações (Isaías 2:3; 61:6; Miquéias 4:1-3). Prefigura também a obra de Israel no dia milenial.


Assim, nestes muitos esboços extraídos dos Evangelhos temos uma abundância de ilustrações figuradas que confirmam o modo dispensacional de Deus agir. Esta não é, de maneira nenhuma, uma lista completa desses esboços, pois poderiam ser acrescentados outros.

Figuras dispensacionais no Antigo Testamento

Além do grande número de esboços no Novo Testamento que mostram a ordem dispensacional no modo de Deus agir, existem também muitas figuras no Antigo Testamento que confirmam a mesma coisa. Essas imagens em forma de tipos foram escritas centenas — às vezes até milhares — de anos antes de as mudanças dispensacionais terem realmente ocorrido na história. Elas dão testemunho do grande fato de que “Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras” (Atos 15:18).

O conjunto de figuras do modo dispensacional de Deus agir que estamos prestes a analisar não contradiz o fato de que a verdade do Mistério não é ensinada no Antigo Testamento. Estes esboços são figuras ilustrativas, e não um ensino direto.