Atos 1:6-7

Atos 1:6-7

“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” Atos 1:6-7

Quando o Senhor ressuscitou dentre os mortos e apareceu aos discípulos no cenáculo, eles Lhe perguntaram se o reino literal, pelo qual todo judeu fiel esperava, seria estabelecido naquele tempo. O Senhor lhes disse que não seria estabelecido então, pois, como sabemos, a nova ação de Deus voltada aos gentios (o terceiro “pilar”) estava para ter início. Se o estabelecimento literal do reino não fosse acontecer por ter sido perdido em razão do fracasso de Israel — que é o que os teólogos reformados do Pacto ensinam — o Senhor certamente não teria deixado que eles continuassem a pensar que algo literal iria acontecer nacionalmente para Israel, se já não havia nada mais reservado para eles. Ele teria corrigido o equívoco deles bem ali naquele momento. Mas ele não fez isso porque existe uma restauração literal para Israel em sua terra que ainda está por vir.


Resumindo, os quatro “pilares” da verdade dispensacional demonstram que o chamado celestial da Igreja, que ocorre hoje, de modo algum interfere com o plano de Deus de abençoar Israel na terra juntamente com as nações gentias submissas a Israel, conforme fora prometido no Antigo Testamento. Durante o reinado de Cristo na futura Dispensação da Plenitude dos Tempos todas as promessas feitas a Israel se cumprirão literalmente. Portanto, a verdade dispensacional não priva Israel de coisa alguma no que diz respeito às suas aspirações nacionais.