Levítico 12:1-8

(12:1-8 e 13:1-8)

Para mostrar que os recursos divinos são fornecidos antes do aparecimento do pecado, Levítico considera os sacrifícios e o sacerdócio antes do pecado. O capítulo 11 nos ensina a ficarmos atento para não sermos contaminados por impurezas externas. Mas o mal não está somente em torno de nós, está igualmente dentro de nós; nosso inimigo já está dentro. O Capítulo 12 nos torna conscientes do seu caráter hereditário: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51:5). Então, a próxima coisa que deve ser mantida limpa é o corpo, um corpo puro - leia Gênesis 1:28. A natureza pecaminosa de Adão foi transmitida a toda a sua raça; uma criança recém-nascida é um pecador em potencial antes de cometer qualquer ato culpado; sendo assim, ela precisa tanto do sacrifício de Cristo como um adulto. O nascimento de uma criança deveria ser um gozo e uma bênção. Mas isso foi antes da queda de Adão e Eva. Agora leia Gênesis 3:15 e veja o resultado do pecado que Eva cometeu. O pecado nunca fica sem castigo. O nascimento de uma criança, por causa do pecado de nossos primeiros pais, tornou agora a mulher impura - sob a lei. O Senhor Jesus levou a maldição da lei por nós, de modo que não estamos sob a lei, mas sob a graça (Gl 3:13 e 1 Coríntios 6:18-20).

Os capítulos 13 e 14 tratam da lepra, sempre uma figura do pecado em seu caráter de mancha, contaminação. A Lepra ou Hanseníase é uma doença que destrói o corpo, é contagiosa e incurável, repugnante a vista e enfraquece a sensibilidade do tato. A lepra era encontrada em pessoas, vestes e casas. Romanos 5:12 nos fala que a morte entrou no mundo pelo pecado. Portanto a lepra era como o pecado atuando na carne. Não era o médico, mas o sacerdote, o homem que podia falar a verdade acerca disso. Não era algo fácil de se detectar. Para o crente, a pessoa que vive próxima ao Senhor, fica mais fácil detectar o pecado (Hb 5:14, 1 Coríntios 2:14). Por isso aqui Aarão (uma figura de Cristo) ou o filho de Aarão (uma figura de um crente vivendo próximo ao Senhor) podia decidir se era ou não lepra.

Se a carne aparecesse, era lepra. Quando a carne (a velha natureza) está ativa em nós, o pecado está em atividade. Isso fica evidente.

Aos olhos de Deus, o pecado apresenta características correspondentes. Se expressa em ações e palavras, mesmo em crentes, infelizmente - a conhecemos muito bem!

Se o homem estivesse todo branco - era como uma pessoa hoje que confessa que não existe nada de bom nela, mas apenas pecado - então estava limpo (Rm 7:18). O mais importante para o pecador hoje é confessar a Deus.

Por exemplo, Miriã - calúnia (Nm 12:10), Geazi - ganância e mentiras (2 Rs 5:27), Uzias - orgulho espiritual (2 Cr 26:20)