A Justiça de Cristo

Tendo em mente, portanto, que a justiça de Deus é o completo propósito de Deus de dar salvação ao homem culpado, do primeiro ao último, e que este propósito foi cumprido por Cristo na redenção, vamos então indagar: O que é a justiça de Cristo? E também, o que é a redenção que Ele consumou? O leitor pode não estar sabendo, mas não existe exatamente nas Escrituras uma expressão tal como a "justiça de Cristo" . 2 Pedro 1:1 é a que mais se aproxima. Mas ali fala de Seu senhorio. Podemos dizer, no entanto, que os evangelhos apresentam o único Homem justo e perfeito que jamais pisou nesta terra: perfeito e em absoluta harmonia com a vontade e o pensamento de Deus; coerente em cada relacionamento Seu. Porém essa obediência tinha que acabar em morte na cruz. Ele devia morrer, ou ficar só, para que a obediência de Um pudesse suprir toda a necessidade do pecador, a fim de que muitos pudessem ser feitos justos (Rm 5:18,19). Para poder fazer isto, Ele tinha que ser a vítima sem mancha, sem pecado, como está escrito: "Àquele que não conheceu pecado, (Deus) O fez pecado por nós; para que NELE fôssemos feitos justiça de Deus". (2 Co 5:21)

Assim, "o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". (Rm 10:4) Cada tipo e sombra, cada sacrifício, a mais alta exigência e a maior maldição da lei sobre o culpado (e é isto, culpados, o que certamente somos) puderam encontrar o seu fim exatamente em Cristo. Deus é glorificado nas alturas dos céus, em absoluta justiça em justificar o culpado. Sim, a justiça de Deus é exaltada acima dos mais altos céus, diante de todo o universo. Louvai ao Senhor!

Mas porventura será isto o mesmo que Cristo guardando a lei e depositando isto na conta do homem para restaurá-lo, tornando boa a sua situação perante Deus, como alguém que tivesse cumprido a lei? Será que a justiça viria assim pela lei? Se assim for, não existe nenhum significado na redenção. E devemos notar que, onde quer que este evangelho seja pregado, mesmo não se tratando de outro evangelho, a redenção não é compreendida e raramente se faz menção dela.