O FRUTO DO ESPÍRITO

Em Gálatas 5:22-25 vemos mais um grande benefício da habitação interior do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”

Em 2 Coríntios 3:17-18, lemos: “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Aqui há outra coisa. O Espírito de Deus habita no crente para produzir fruto em sua vida. Observe: a palavra é “fruto,” não frutos. Embora existam nove diferentes partes dele, há apenas um fruto. O que o Espírito gostaria de fazer em sua e em minha vida é produzir conformidade moral com Cristo (nos tornar semelhantes a Cristo). Os nove fragmentos do “fruto do Espírito” são as características de Cristo – Seu caráter mostrado nos santos. Como isso acontece? O Espírito de Deus „escreve" Cristo nas “tábuas de carne dos nossos corações” como 2 Co 3:3 diz; e como Cristo está impresso em nossos corações, nós nos tornamos mais semelhantes a Ele; e isso virá à tona no caráter de nossa vida.

O que está sendo dito aqui no versículo 17, de 2 Coríntios 3, é que o Senhor é o “espírito” de todas as Escrituras do Antigo Testamento. Isto é, Ele é a essência de tudo o que nele está escrito. A palavra “espírito” é usada em outros lugares da mesma maneira – veja Apocalipse 19:10 – “O testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” De qualquer maneira, ao ler as Escrituras do Antigo Testamento, devemos ver Cristo lá, porque quando Deus escreveu as Escrituras, Ele tinha Cristo diante dEle. Se vamos ler as Escrituras e quisermos a essência delas, precisamos ter Cristo diante de nós também. (Compare com João5:39). Paulo está falando da leitura das Escrituras do Antigo Testamento no versículo 14 de 2 Coríntios 3 e está dizendo que o Senhor é o espírito de todas aquelas passagens. Mas agora ele diz, “E onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” Nós (no Cristianismo) temos a habitação interior do Espírito, e Ele nos dá a liberdade de olhar para a face do Senhor Jesus Cristo onde Ele está agora na glória. E como nós estamos ocupados com Cristo e nosso lugar nEle, o versículo 18 nos diz que o Espírito realiza uma obra silenciosa em nós – „escrevendo" Cristo sobre o coração, e assim, somos transformados em Sua imagem. Em outras palavras, somos feitos como Cristo moralmente. Paulo acrescenta, “de glória em glória;” isso significa que esta obra acontece um pouco de cada vez – passo a passo, um pouquinho aqui, um pouquinho lá. E isto é como nós somos transformados – como a conformidade moral de Cristo é produzida em nós. À medida que crescemos e progredimos em nossa vida cristã, nós nos tornaremos mais semelhantes a Cristo!

Esta é outra grande função do Espírito de Deus – nos tornar moralmente semelhantes a Cristo, o Filho de Deus. Foi dito que Deus amou tanto Seu Filho que propôs encher o céu com filhos como Ele. E está atualmente no processo de trazer “muitos filhos à glória” (Hb 2:10). Na medida em que estamos ocupados com o Filho de Deus, essa transformação realizada pelo Espírito acontece.

Nós vimos cinco diferentes coisas as quais o Espírito de Deus, estando presente em nós, faz.

1. Ele nos dá a certeza de nossa salvação.

2. Ele nos faz conhecer e desfrutar de nossas bênçãos.

3. Ele nos dá discernimento para o caminho.

4. Ele nos dá poder para viver uma vida santa para a glória de Deus.

5. Ele nos transforma conforme a própria imagem do Senhor.